(Helinando Oliveira)
Com a proximidade do Enem, os feras de todo o país concentram suas forças em estudar e sanar lacunas nas disciplinas mais demandadas pelas áreas nas quais almejam sucesso. Para alguns, a Biologia é fundamental; para outros, a Física; e assim por diante. Em comum, a boa escrita do português é o esteio que garante que ideias sejam transmitidas de modo correto. Daí a relevância da redação. Um bom profissional precisa ter ideias claras, expressas na linguagem mais adequada possível. Portanto, o português é essencial para todos. Outra bagagem essencial é a Matemática.
A Matemática e o raciocínio lógico são fundamentais para todas as áreas do conhecimento. Aliás, a entrada de engenheiros em áreas correlatas, transversais e até distantes se dá pela vantagem que apresentam no domínio dessa ferramenta.
Você percebeu que o Nossa Ciência não tem fontes de recursos? Considere contribuir com esse projeto, mandando pix para contato@nossaciencia.com
Vejamos: há Matemática na saúde financeira de uma empresa (no controle de fluxo e de investimentos)… Há Matemática na taxa de variação da glicose medida entre um exame e outro, na taxa de crescimento de colônias de bactérias em um paciente em tratamento… Há Matemática nas estratégias para controlar a evasão escolar… No desaparecimento dos conhecimentos transmitidos pelos povos originários… E nem falo de todas as ciências exatas, que dependem da Matemática como dependemos do ar para viver.
Saber trabalhar com funções, esboçar gráficos e tendências, entender o que são limites e derivadas deveria ser mais básico do que conjugar o verbo to be em inglês. E digo isso para todas as áreas do conhecimento, pois o pensamento matemático liberta amarras e dá independência.
Portanto, caro fera que lê este texto (carinhosamente escrito para você), busque, com todas as suas forças, apaixonar-se pela Matemática. Independentemente da área em que você venha a trabalhar, talvez nunca use uma ou outra disciplina; porém, entre aquelas de que todos precisarão em algum momento, está a Matemática. Dizem por aí que ela é “prima-irmã” das artes, pois os sentimentos de perfeição, beleza e simetria caminham entrelaçados. A espécie humana criou a Matemática como fruto de sua busca pelo entendimento das coisas. E, por ser tão universal, poderíamos dizer que ela, a Matemática, é o maior legado de nossos ancestrais.
Portanto, delicie-se ao sabor dos números. Encante-se com o infinito que vive no número π (pi). Não crie bloqueios com nenhuma disciplina. Em particular, a Matemática é o diferencial para qualquer profissão. Fica a dica.
Se você chegou até aqui, considere contribuir para a manutenção desse projeto. Faça um pix de qualquer valor para contato@nossaciencia.com
Leia outros textos da coluna Ciência Nordestina
Helinando Oliveira é físico, professor titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e atualmente é vice presidente da Academia Pernambucana de Ciência









Entre na discussão