(Marina Gadelha / UFRN)
As contribuições do professor aposentado José Lacerda Alves Felipe para o ensino da Geografia e a gestão pública foram destacadas na última sexta-feira, 29, quando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) concedeu o título de professor emérito ao homenageado. A solenidade de outorga aconteceu no auditório da Reitoria da UFRN, com a presença de pessoas que acompanharam a trajetória profissional de José Lacerda, entre servidores, estudantes, amigos e familiares.
Você percebeu que o Nossa Ciência não tem fontes de recursos? Considere contribuir com esse projeto, mandando pix para contato@nossaciencia.com
A leitura do currículo, feita pela professora Maria Aparecida Pontes, detalhou a carreira trilhada pelo docente ao longo de mais de quatro décadas, marcada pela publicação de diversos livros e a atuação dentro e fora da UFRN. Na instituição, atuou na graduação e pós-graduação do Departamento de Geografia da UFRN (DGEO), com foco no Nordeste e Rio Grande do Norte, além de ter desempenhado cargos administrativos, entre eles a direção da Editora Universitária (Edufrn) e a vice-direção do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
A professora ressaltou que a participação ativa de José Lacerda em instâncias acadêmicas e administrativas, bem como a liderança no planejamento e na gestão pública, demonstram o seu compromisso com o avanço da ciência e o desenvolvimento regional. Maria Aparecida citou que a trajetória de sucesso do homenageado também se destaca pela sua generosidade, integridade, dignidade e grandeza de espírito. Esse é o primeiro título de professor emérito concedido a um geógrafo da UFRN, que “reforça o compromisso com o reconhecimento àqueles que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento da ciência, da gestão pública e da geografia brasileira”, finalizou a docente.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, mencionou o papel desempenhado por José Lacerda para fortalecer a ponte que liga a pesquisa e o conhecimento acadêmico aos setores públicos e empresariais. “O trabalho desse mossoroense, apaixonado por sua terra, será sempre lembrado como um exemplo de dedicação e compromisso com o progresso da região”, afirmou. Na ocasião, Daniel Diniz aproveitou para agradecer por todo o legado deixado pelo professor e pela sua contribuição para o ensino da Geografia na UFRN e no desenvolvimento de trabalhos técnicos na área educacional.

“A Universidade me deu muito: conhecimento, desafios, companheiras e companheiros de jornada e, sobretudo, o privilégio de participar da formação de gerações. Sou muito grato a cada colega, a cada estudante, a cada servidor que dividiu comigo o dia a dia desta instituição. Nada do que vivi seria possível sem vocês”, compartilhou José Lacerda, que também agradeceu às contribuições da sua família como apoio. Entre os seus filhos estão o diretor da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Ivan Max Freire de Lacerda, e o professor do Departamento de Políticas Públicas da UFRN (DPP), Alan Daniel Freire de Lacerda, que estiveram presentes à cerimônia.
Fapern
O homenageado teve ainda papel preponderante na consolidação da política de apoio à atividade científica no Rio Grande do Norte. Esteve entre os criadores e foi o primeiro presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, entre 2003 e 2005, no primeiro governo de Wilma de Faria.
Foi por orientação do professor Lacerda que a editora deste portal foi apresentada à área de ciência.
Se você chegou até aqui, considere contribuir para a manutenção desse projeto. Faça um pix de qualquer valor para contato@nossaciencia.com









Leave a Reply