(Redação Nossa Ciência)
As inteligências artificiais já estão presentes no cotidiano de muita gente, mas especialistas alertam para os riscos do uso inadequado. Quando mal aplicadas, podem gerar um déficit de aprendizagem, já que muitas pessoas tendem a deixar que a máquina “pense” por elas e passam a acreditar que a IA substitui o humano.
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Para profissionais de educação, o desafio é justamente o contrário: estimular nos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, análise crítica e resolução de problemas, mostrando como a tecnologia pode ser usada de forma inteligente e complementar. Mas os professores, especialmente de educação básica, estão preparados?
Duas universidades federais começam a capacitar professores e outros profissionais da educação básica à utilização de Inteligência Artificial em sala de aula. No Ceará, em parceira com Secretaria de Educação do Estado (Seduc), a UFC oferecerá um curso presencial nas cidades de Fortaleza, Itapajé, Crateús e Sobral. Já no Rio Grande do Norte, a UFRN vai ministrar uma formação on-line, em parceria com a CAPES – por meio do programa Universidade Aberta do Brasil – e disponibilizará mais de 40 mil vagas para profissionais da educação de todo o país.
O curso da UFRN, intitulado “Inteligência Artificial para educadores da educação básica: competências digitais e inovação pedagógica”, será lançado hoje (08) pela UFRN, às 16h, na sede da Secretaria de Educação a Distância (Sedis)da UFRN, com transmissão ao vivo pelo seu canal no Youtube.
Uso responsável, ético e criativo da IA
A concepção e formulação do curso foi realizada pelo Instituto Metrópole Digital (IMD), no âmbito do Programa Metrópole IA 360, com o objetivo de capacitar professores e profissionais da educação no uso responsável, ético e criativo da Inteligência Artificial em sala de aula. Os materiais didáticos foram elaborados por docentes do IMD em parceria com a Sedis.
Entre os conteúdos, estão conceitos fundamentais de Inteligência Artificial e estratégias práticas de uso de ferramentas generativas e incentivo à produção de recursos pedagógicos inovadores.
Os educadores ainda terão a oportunidade de aprender engenharia de prompts, conhecer ferramentas gratuitas de IA, refletir sobre riscos e oportunidades da tecnologia e aplicar os conhecimentos em um projeto final prático, criando planos de aula, questionários e vídeos. O curso terá carga horária de 30 horas, divididas em quatro unidades, numa duração total de 10 semanas.
Professores e alunos no Ceará
O projeto IA Inclusiva, lançado em 30 de agosto, em Fortaleza (CE), além dos professores, a capacitação vai atender também aos alunos da rede pública cearense. A primeira turma contará com cerca de 150 docentes e 400 estudantes de ensino médio.
A formação é ministrada por professores da UFC nos campi de Fortaleza, Itapajé, Crateús e Sobral. O conteúdo é organizado em quatro módulos: 1) Lógica e Conceitos Básicos de Programação; 2) Letramento Digital e Segurança na Internet; 3) Introdução à Inteligência Artificial; e 4) Técnicas de Introdução à Robótica Educacional. O terceiro módulo contará com uma etapa de certificação exclusiva para os professores pela Nvidia, empresa multinacional de tecnologia e uma das líderes no mercado de chips de IA.
Um dos objetivos do curso é integrar inovação tecnológica, inclusão e fortalecimento da prática docente, preparando os professores da rede estadual para os novos desafios da educação.
A formação é conduzida pela UFC, por meio de projeto de extensão vinculado à Rede Interset-CE. Essa rede, instituída pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Prex) da UFC, reúne instituições públicas de ensino superior para a execução de ações intersetoriais em territórios vulneráveis.
A expectativa é que, a partir de 2026, a Seduc comece a ofertar uma disciplina sobre IA para estudantes do ensino médio, com base nas experiências das escolas-piloto. Após a conclusão da primeira turma, prevista para o fim de agosto de 2026, o projeto poderá ser renovado, com perspectiva de ampliação para outras localidades cearenses.
Inscrições no curso on-line
As inscrições para o curso on-line da UFRN estarão abertas de 9 de setembro até 9 de outubro, por meio de edital de seleção. Podem participar do processo seletivo, professores do Ensino Básico e Fundamental da rede de ensino pública; ou docentes da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); ou estudantes das licenciaturas do Programa Universidade Aberta do Brasil.
Se houver vagas remanescentes, poderão ser contemplados técnicos das secretarias de educação estadual e municipal e da CAPES.
O processo será realizado pelo sistema SIGAA da UFRN ou o Gov.br.
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