Reitores do IFAL Carlos Guedes e da UFAL Josealdo Tonholo durante a solenidade. (ao centro) (Foto: IFAL)

Universidade e Instituto Federal de Alagoas firmam parceria

(Redação Nossa Ciência, com informações da UFAL e IFAL)

As duas instituições de ensino alagoanas, referências em educação e pesquisa, deram um importante passo para a inovação educacional no estado. A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) formalizaram a instalação de mais um Núcleo de Excelência em Tecnologia Sociais (Nees), que vai funcional no IFAL.

Você percebeu que o Nossa Ciência não tem fontes de recursos? Contribua com a manutenção desse projeto de divulgação científica, mandando pix para contato@nossaciencia.com

Criado em 2011, pela UFAL, no Instituto de Computação, agora o Nees com uma unidade no IFAL aumentará as ações desenvolvidas em Alagoas. As instituições garantem que haverá ampliação do trabalho já realizado em benefício de soluções tecnológicas e sociais que impulsionam políticas públicas de pesquisa e educação no estado, reverberando por todo o Brasil.

Para o reitor do IFAL, Carlos Guedes, a proposta vai impactar a educação no país, além de fortalecer a parceria entre as instituições: “O projeto já vinha sendo criado e pensado há anos. Ficamos felizes em ser o primeiro parceiro do Nees. É um projeto que apresenta resultados notáveis”. A afirmação ocorreu na solenidade de assinatura do convênio.

Nova perspectiva

Já o reitor da UFAL, Josealdo Tonholo, destacou o avanço que Alagoas vem tendo com a inovação tecnológica promovida a partir do Nees e a sua ampliação. “O estado de Alagoas demonstra, hoje, uma nova perspectiva em relação ao conhecimento. A revolução em curso, impulsionada pelo polo de inovação, é irreversível. Essa transformação não se limita a área acadêmica, atingindo também a comunidade”, concluiu.

“Espera-se que, com essa formalização, a transparência e a participação democrática no Instituto Federal sejam aprimoradas. Pretende-se expandir a oferta de cursos de informática, atualmente presente em seis dos dezesseis campi, para beneficiar estudantes de todas as mesorregiões do estado, representando desenvolvimento regional e educacional”, festejou Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFAL.

O coordenador geral do Nees IFAL, Flávio Medeiros destacou que as instituições já trabalham juntas para a educação e pesquisa “Já há a participação de servidores, professores, principalmente da área de informática, e estudantes do IFAL no Nees UFAL. A assinatura do termo marca a formalização da parceria já existente, com objetivo de fortalecer a atuação em uma área de grande relevância, que apresenta uma crescente demanda, e uma maior qualificação de profissionais”, ressaltou.

Sobre o NEES

Inicialmente voltado ao empreendedorismo social, atualmente o Nees tem como um dos principais objetivos aproximar a pesquisa acadêmica das necessidades reais da sociedade. Em 2022, com a ampliação dos objetivos e a consolidação da equipe, o grupo passou a priorizar a promoção da equidade educacional como caminho para a transformação social, adotando o nome atual.

Hoje, o Núcleo é reconhecido como um dos principais grupos de pesquisa em tecnologia educacional do Brasil, reunindo mais de 200 pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Mantém parcerias com universidades como Harvard e Oxford, além de colaborar com o Ministério da Educação.

Após mais de uma década de atuação, o Nees acumula resultados expressivos: suas ferramentas e projetos já beneficiaram mais de 30 milhões de estudantes, um milhão de professores e cerca de 180 mil escolas em todo o país, consolidando-se como referência em inovação e impacto social na educação.

Contribua para a manutenção deste projeto. Um Pix de R$ 10,00 já faz uma grande diferença! Nossa chave Pix é contato@nossaciencia.com