(Foto; MCTI)

Manual internacional sobre governança e segurança no espaço terá versão em português

A segunda edição do The Handbook for New Actors in Space (Manual para Novos Atores no Espaço) ganhará uma versão na Língua Portuguesa até o fim de 2026. A publicação é referência internacional e tem como público-alvo organizações e indivíduos que ingressam o espaço. Com lições sobre boas práticas, marcos normativos internacionais, desafios operacionais e responsabilidades associadas às atividades espaciais, o manual oferece orientações essenciais para navegar pelas complexidades do ambiente.

Considere contribuir com esse projeto de divulgação científica. Faça um pix para contato@nossaciencia.com

O acesso a esse conhecimento contribui para a formação de pessoas, a disseminação de uma cultura de responsabilidade e a compreensão do espaço exterior como um domínio de interesse comum da humanidade. Quanto maior o número de atores informados, capacitados e conscientes de seus deveres, mais seguro, previsível e sustentável se torna o ambiente espacial para todos.

O trabalho ocorrerá em três etapas, começando pela tradução, a ser feita pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR); a revisão, que será executada pela Agência Espacial Brasileira (AEB); e, por fim, ações de editoração, formatação e publicação, sob a responsabilidade da Secure World Foundation (SWF), fundação responsável pelo material.  

Com grande procura, o ambiente espacial avança rapidamente e os desafios de garantir a sustentabilidade a longo prazo no espaço nunca foram tão urgentes. De acordo com o último relatório de mercado especializado, lançado pela ABI Research Satellite Constellations e Launch 2024, há mais de 10 mil satélites ativos em órbita. O número alto reflete no mercado: o World Economic Forum, em parceria com a McKinsey & Company, estimou que a economia espacial global teve um valor de cerca de US$ 630 bilhões em 2023 e deve crescer rapidamente nos próximos anos, podendo triplicar até 2035.

O que haverá de novo na edição em Língua Portuguesa?

– Novas seções: cobertura ampliada das diretrizes do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (Copuos), do Índice On-line da ONU de Objetos Lançados no Espaço Exterior e atualizações sobre estruturas internacionais como o Acordo de Wassenaar e o Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis.

  • Serviços, montagem e fabricação no espaço (Isam): abordagem das tecnologias emergentes que moldam a logística e a sustentabilidade espacial.
  • Operações Espaciais Cislunares: novas perspectivas sobre o papel crescente das atividades espaciais cislunares e a segurança dos voos espaciais tripulados comerciais.
  • Estudos de caso: apresentação de exemplos do mundo real, como a Starbase da SpaceX, os Acordos de Artemis e a Plataforma de Sustentabilidade e Regulamentação Espacial da Nova Zelândia. 

Conquista do espaço

Essa é a primeira edição que ganhará uma versão traduzida. A primeira versão do manual, originalmente publicada em inglês, contou com traduções para o espanhol, francês e chinês. A iniciativa conjunta do GSI/PR, da AEB e da SWF amplia o conhecimento especializado nacional e fortalece o diálogo entre governo, academia, setor produtivo e sociedade, combinando esforços internacionais voltados à sustentabilidade de longo prazo das atividades espaciais.

Uma doação de R$ 10,00 já faz uma grande diferença! Nossa chave Pix é contato@nossaciencia.com