Completando um ano no ar, o portal Nossa Ciência tem recebido mensagens de pesquisadores e gestores da ciência. O reitor Rodrigo Codes, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, destaca a importância da disseminação do conhecimento produzido nas universidades e o papel do portal nessa área.
Para o diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, Ricardo Valentim, o Nossa Ciência cumpre o papel fundamental de informar com qualidade, isenção e, sobretudo, responsabilidade.
Você percebeu que o Nossa Ciência não tem fontes de recursos? Considere contribuir com esse projeto, mandando pix para contato@nossaciencia.com
Leia mensagens comemorativas pelo nosso novo aniversário:
Amplificar o conhecimento e o saber produzido nas nossas universidades

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido vem consolidando a sua política de investimento e fomento à pesquisa e à ciência, nas mais diferentes áreas, com impacto real e transformador na vida nos potiguares. É de extrema importância que todo esse conhecimento esteja ao alcance da população e, para isso, o portal Nossa Ciência é um canal parceiro na interlocução com a sociedade. Em tempos de disputa por narrativas, fakenews e ataques para fragilizar as nossas instituições, o portal Nossa Ciência fortalece o debate público e amplifica o conhecimento e o saber produzido nas nossas universidades e institutos. (Rodrigo Codes, Reitor da Ufersa)
Que seja o primeiro ano de muitos mais

O portal Nossa Ciência preenche um espaço indispensável para conectar o público brasileiro à pesquisa de qualidade e às trocas de ideias estimulantes que acontecem dentro das universidades brasileiras. Meus parabéns mais entusiasmados por um ano do retorno deste Portal que cobre com especial atenção as descobertas e reflexões feita por pessoas por muito tempo negligenciadas pela grande imprensa como as mulheres e os negros e negras além do foco na produção do nosso Nordeste. Que seja o primeiro ano de muitos mais. (Alexandre Souza, professor associado do Programa de Pós Graduação em Ecologia e do Curso de Ecologia da UFRN)
A importância da produção de conhecimento científico para a construção de um mundo democrático

Sinto-me bastante grata e honrada em fazer parte do Nossa Ciência, espaço fundamental para reflexão e divulgação da ciência e do saber. Canais assim são essenciais para aproximar os laços entre a Universidade/Centros de Pesquisa e a sociedade em geral, mostrando para o grande público a importância da produção de conhecimento científico para a construção de um mundo democrático e, quiçá, menos desigual. Parabenizo a querida Mônica Costa por seu compromisso jornalístico e ético! E, como diria o Dr. Spock, desejo ao Nossa Ciência uma vida longa e próspera! (Cellina Muniz, escritora e professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN)
O retorno do Nossa Ciência representa afirmação das inteligências múltiplas existentes no nosso país

Com grande alegria, celebro o primeiro ano da retomada do Nossa Ciência, um espaço fundamental para a divulgação da ciência produzida por pesquisadores nordestinos, conduzido com competência e sensibilidade pela jornalista Mônica Costa. Em tempos de desvalorização da ciência e do sempiterno esforço do colonialismo interno, praticado no Brasil, que pretende apagar a visibilidade da ciência produzida fora do eixo regional dominante-e-que-se quer-colonizador, o retorno do Nossa Ciência representa resistência, compromisso público e afirmação das inteligências múltiplas existentes no nosso país. Como colunista, me sinto honrado em participar dessa construção coletiva de conhecimento e em contribuir com reflexões que abordam a realidade e os desafios de nossa região, de nosso país e do mundo. (Alipio DeSousa Filho, professor e diretor do Instituto Humanitas da UFRN.)
Rio Grande do Norte: celeiro de boas ideias

O Rio Grande do Norte é celeiro de boas ideias, impulsionando a pesquisa científica e, principalmente, o avanço tecnológico em diversas áreas. Nós, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) temos como foco o desenvolvimento em Saúde digital e a promoção de transparência e equidade no SUS. Esse trabalho precisa ser conhecido por todos e o jornalismo científico é a principal ferramenta. Para isso, o portal Nossa Ciência cumpre o papel fundamental de informar com qualidade, isenção e, sobretudo, responsabilidade. Sucesso ao portal que retoma sua trajetória sob a condução da jornalista Mônica Costa. (Ricardo Valentim, diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN)
Tornar acessíveis as ideias complexas

Um ano depois do seu retorno, o portal Nossa Ciência continua a nos lembrar da importância de um jornalismo científico comprometido com a sociedade. Sob a liderança de Mônica Costa, que assumiu a comunicação científica como missão pessoal, o portal representa uma ponte entre pesquisadores e o público. Sua paixão, clareza e perseverança tornam ideias complexas acessíveis, sem jamais abrir mão da profundidade, do rigor, e da leveza. Hoje celebramos não apenas um aniversário, mas também um exemplo inspirador de como a convicção pessoal pode contribuir para transformar a maneira como a ciência é compreendida pela sociedade. (Tarciso Velho, Neurocientista do Ice-UFRN)
Leia também:
Portal Nossa Ciência: um ano no ar
Veja as declarações dos pesquisadores Jeferson Cavalcante e John Fontenele:
A divulgação científica é importante para os pesquisadores
Se você chegou até aqui, considere contribuir para a manutenção desse projeto. Faça um pix de qualquer valor para contato@nossaciencia.com










Entre na discussão