Um projeto de iniciativa de alunos do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará foi anunciado, no início deste mês, como um dos finalistas na competição internacional Eco-Desafio, coordenada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), a PepsiCo América Latina e a Young Americas Business Trust (YABT).
O TropFir é uma bebida mista fermentada (kefir) de leite de cabra adicionado de polpas de frutos tropicais, como manga, acerola, goiaba, murici, caju, maracujá, pitaya e mandacaru rosa. Entre os dias 23 e 25 de junho, o projeto da UFC será apresentado em um evento internacional em Medellín, na Colômbia, e concorrerá a um prêmio de US$ 5 mil a título de capital para investir no desenvolvimento da ideia.
Outros frutos tropicais
O trabalho, de autoria dos estudantes Francisco Augusto Oliveira, Nhaiara Monteiro, Fernando Eugênio Teixeira, Alana Uchoa e Samara Patrício, foi orientado pela professora Juliane Döering Gasparin Carvalho (foto), do Departamento de Engenharia de Alimentos. A criação do grupo foi impulsionada nas atividades desenvolvidas no Núcleo de Estudos em Laticínios, do Centro de Ciências Agrárias da UFC. Em fase de estudos, o TropFir será testado em misturas com outros frutos tropicais e ainda neste ano será dada entrada no processo de licenciamento para patentear o produto.
Na categoria Nutrição do Eco-Desafio, participam dois representantes brasileiros: a equipe da UFC e outra da Bahia, selecionadas em um universo de 5.106 projetos inscritos. Para serem aprovados, os proponentes enviaram projetos e planos de negócios com soluções que aumentam o acesso a alimentos e bebidas nutritivos e saudáveis, comercializados a preços acessíveis, e que apoiam positivamente a nutrição de populações de baixa renda, especialmente nas áreas rurais.
Eco-Desafio
O Eco-Desafio reúne propostas de inovação de produtos e serviços desenvolvidos por jovens empreendedores de 18 a 34 anos oriundos de países da América Latina e do Caribe. Os projetos selecionados nas categorias Nutrição, Meio Ambiente e Mulheres devem responder a demandas nos contextos local e regional, possuir viabilidade e também atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em oito edições do Eco-Desafio, segundo os organizadores, foram apoiadas 13.048 propostas de negócios em 33 países.








Leave a Reply