2ª Feira do Conhecimento é lançada em Fortaleza SCIARÁ

quarta-feira, 4 abril 2018
Representantes do sistema estadual de C, T&I durante o lançamento da 2ª edição da Feira do Conhecimento. (Foto: Giselle Soares)

O evento acontece em novembro e terá programação gratuita com palestras, oficinas, mostras de games, planetário móvel, entre outras atrações

Com o tema “Ciência para redução das desigualdades”, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará  (Secitece) lançou, na última semana, a 2ª edição da Feira do Conhecimento. O evento vai acontecer em novembro e reunirá academia, empresas e governo em uma área de mais de 9 mil m². A programação é gratuita e contará com palestras, oficinas, mostras de games, planetário móvel, entre outras atrações.

Durante a solenidade de lançamento, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, destacou o compromisso do governo com a manutenção dos investimentos para a área de C,T&I e a convicção de que a área de ciência e tecnologia pode contribuir para a geração de riqueza para o Estado, atraindo melhores oportunidades e gerando mais empregos para a população.  O secretário mencionou, ainda, iniciativas bem sucedidas ligadas ao sistema estadual de CT&I, como o Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização  da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A solenidade de lançamento aconteceu na última semana, no auditório do Planetário Rubens de Azevedo. (Foto: Secitece)

O presidente da Funcap, professor Tarcísio Pequeno, falou sobre a articulação entre governo e sociedade para melhorar a compreensão da importância da pesquisa científica para o desenvolvimento econômico –  Em 2015, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizaram a 4ª edição da pesquisa sobre “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. O levantamento mostrou que cerca de 73% dos brasileiros acreditam que a ciência e a tecnologia trazem mais benefícios do que malefícios para a humanidade, mas que apesar de o interesse da população por C&T ser alto e a percepção ser positiva, a desinformação ainda é elevada.

Nágyla Drumond, secretária executiva da Secitece, apresentou a estrutura do evento para esse ano. Serão 260 expositores e 200 horas de programação diversificada, como o Encontro Norte Nordeste de Gestão Pública em C&T, o Seminário de Integração dos Polos UAB no Ceará, mostra de tecnologias assistivas, entre outros eventos que integrarão a 2ª edição da Feira do Conhecimento.  A Feira do Conhecimento é realizada pela Secitece, com correalização do Instituto Centec.

A 1ª edição da Feira do Conhecimento aconteceu em 2017, com o tema “A Matemática está em Tudo”. Confira os melhores momentos do evento no vídeo da Secitece.

A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).

Leia o texto anterior: Caranguejo amazônico no Ceará, da mesma autora.

 

 

 

 

Giselle Soares

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital