Bons ventos para a pesquisa cearense

quarta-feira, 19 julho 2017

Leia na coluna de hoje sobre o primeiro banco de pele animal do Brasil e a inauguração do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza

A última semana foi de boas notícias para os pesquisadores cearenses. Por meio de parceria entre o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Universidade Federal do Ceará, com o Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), foi inaugurado, na quinta-feira (13), o primeiro banco de pele animal do Brasil. A iniciativa é fruto de pesquisa sobre o uso da pele da tilápia como curativo natural de queimados.

Durante coletiva de imprensa, o coordenador da pesquisa, Edmar Maciel (foto), explicou que a técnica tradicional, com uso de sulfadiazina de prata, é a mesma há 50 anos e provoca muita dor no paciente. Uma das grandes vantagens da pele da tilápia é a redução da dor sentida com a constante troca de curativos, além da redução no tempo de cicatrização.

O trabalho de pesquisa começou a ser desenvolvido em 2014, a partir de uma ideia do cirurgião plástico Marcelo Borges, que há mais de 35 anos trabalha com queimados. 

Universidade de Fortaleza inaugura Parque Tecnológico

Na sexta-feira (14), a Universidade de Fortaleza (Unifor) inaugurou seu Parque Tecnológico, TEC Unifor, com apoio do Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos da Prefeitura de Fortaleza (ParqFor).

O Tec Unifor abriga setores de pesquisa e desenvolvimento das empresas de base tecnológica, laboratórios de pesquisa e uma incubadora. As empresas instaladas no espaço têm a oportunidade de, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, beneficiar-se da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição para a criação de soluções inovadoras a problemas correntes bem como para criação de inovações que conquistem novos mercados.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, além de representantes da Secitece, de universidades e empresas.  

Clique e veja outras informações sobre a inauguração do banco de pele animal e sobre o Tec Unifor

*Com informações da UFC e da Unifor

A coluna SCIARÁ é atualizada quinzenalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Instagram (nossaciencia), Twitter (nossaciencia).

Se você ainda não leu a edição anterior leia agora.

 

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital