Fortaleza será sede da Feira do Conhecimento

quarta-feira, 20 setembro 2017
Secretário Inácio Arruda, durante lançamento da Feira do Conhecimento

Na coluna SCIARÁ, Giselle Soares revela como será o evento que acontece em outubro e visa integrar academia, sociedade e governo

Entre os dias 26 e 29 de outubro, Fortaleza será sede da “Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios”, iniciativa da secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que visa reunir academia, empresas, governo e comunidade, mostrando o conhecimento produzido no Estado.

No início desse mês, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, fez o lançamento oficial da Feira do Conhecimento, durante solenidade com representantes do setor público, acadêmico e empresarial. “Queremos mostrar o que é nosso, com gente nossa, reunindo em um só lugar academia, comunidade, jovens empreendedores, indústria”, afirmou Arruda.

“Na área da ciência nós temos tanta coisa boa acontecendo no Estado do Ceará, mas a população não conhece, não sabe. Nós vamos apresentar ideias que começam a ser desenvolvidas em laboratórios e que vão parar na indústria siderúrgica, por exemplo”, acrescentou o secretário.

A solenidade de lançamento reuniu representantes do setor público, acadêmico e empresarial

Programação

Serão mais de noventa expositores das áreas de startups e empreendedorismo, inclusão digital, ensino superior e profissional, educação à distância, empresas de tecnologia da informação, energia, águas e clima, popularização da ciência, cultura e governo.

A programação, que deve reunir cerca de dez mil pessoas, é gratuita. Serão realizadas palestras, oficinas, maratonas, além de outras atividades.

 

Confira a lista de eventos da programação:

1 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

Em sua 14ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, é coordenada localmente pela Secitece. Este ano, o tema é “A Matemática está em tudo”.

2 – Ceará Faz Ciência

O Concurso e Mostra Científica itinerante contribui para despertar vocações científicas e tecnológicas e identificar novos talentos. Os trabalhos abordarão o tema “A Matemática está em Tudo”. Serão nove Feiras e Mostras Científicas envolvendo estudantes e professores de várias regiões do Estado.

3 – Salão do Inventor Cearense

Visando valorizar a criatividade dos cearenses, o Salão vai reunir trabalhos desenvolvidos por cidadãos, com formação acadêmica ou não, e de qualquer faixa etária, que tenham se destacado e contribuído para melhorar a realidade socioeconômica do povo.

4 – II Seminário de Integração dos Polos UAB no Ceará

Evento destinado aos profissionais e estudantes da Universidade Aberta do Brasil – UAB, instituição que leva conhecimento para os quatro cantos do Ceará, através da modalidade de educação a distância (EaD).

5 – IV Workshop de elaboração Plano Estadual de CT&I

O Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável do Ceará traçará a estratégia estadual de CT&I até o ano de 2050.

6 – Lançamento do centenário da comprovação da Teoria da Relatividade

Em 1919, o físico alemão Albert Einstein enviou à Sobral/CE uma equipe de astrônomos para fotografar estrelas distantes, momentaneamente visíveis quando a lua passou sobre o sol, durante um eclipse total, comprovando assim a Teoria da Relatividade.

O grande feito está prestes a completar 100 anos e a Secitece, que integra a comissão nacional organizadora do centenário, irá lançar as comemorações durante a Feira do Conhecimento.

7 – Transfenit – Transferência de Tecnologia

Evento de transferência de tecnologia para o setor produtivo. O objetivo é fomentar parcerias entre empresas e pesquisadores nas áreas de saúde, biotecnologia, TIC, energia e startups. Uma realização da Redenit-Ce e FIEC, em parceria com o Governo do Estado, através da Funcap.

8 – Café Ciência

Um espaço de encontros entre a comunidade, estudantes, professores, empresários, cientistas para debater assuntos ligados aos diversos campos do conhecimento.

9 – Bootcamp Corredores Digitais

Incentiva a geração de projetos inovadores para o Estado do Ceará, oferecendo suporte técnico e capacitação, com o objetivo de viabilizar a sustentabilidade nos negócios desenvolvidos pelas incubadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

10 – Terminal do Conhecimento

O ônibus-laboratório do Ciência Itinerante, projeto da Secitece em parceria com o CNPq, levará à Feira do Conhecimento experiências científicas nas áreas de Física, Química, Biologia, Matemática e Tecnologia da Informação. O evento contará também com os ônibus laboratório da Embrapa e da ENEL.

11 – Semana Universitária

Reunirá trabalhos de pesquisa científica básica e aplicada das universidades federais, estaduais e particulares do Ceará.

Confira o vídeo de divulgação da Feira do Conhecimento.

* Com informações da Secitece.

A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).

Se você ainda não leu a edição anterior, leia agora.

 

Giselle Soares

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital