Maio inicia com precipitações em todas as regiões do Ceará SCIARÁ

quarta-feira, 9 maio 2018
Registro de chuva no centro de Fortaleza. Foto: Giselle Soares.

Em abril, o Estado registrou a maior média de chuvas desde maio de 2009, de acordo com a Funceme

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou, na última semana, que foram registrados, em abril,  segundo dados parciais, 214,9 milímetros, o que corresponde a 14,3% acima da normal climatológica para o período. As macrorregiões mais beneficiadas foram as do Maciço de Baturité e a Jaguaribana, com 297,7 mm e 272,8 mm, respectivamente.

No Cariri, o registro ficou 22,2% acima da média, contribuindo para o abastecimento de importantes açudes, como o Castanhão – hoje com 8,63% de sua capacidade total. O supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, explica que essas macrorregiões estão inseridas em partes das bacias hidrográficas (áreas de captação de água de chuva) dos mais importantes açudes, contribuindo para o aporte hídrico”.

O mês de maio também começou chuvoso. Na capital, Fortaleza, a previsão da Funceme era de possibilidade de chuva para o fim de semana dos dias 5 e 6 de maio.

As chuvas chegam após um longo período de estiagem. Em dezembro de 2017, a coluna noticiou que 25% do Estado registravam  nível excepcional de seca. 

A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).

Leia o texto anterior: Prefeitura de Fortaleza inaugura nova Casa de Cultura Digital 

Giselle Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital