Ciência para formar consciência crítica

quinta-feira, 31 agosto 2017

Novo colunista do Nossa Ciência atua com divulgação científica há 27 anos

O bacharel em sistemas de Informação e mestre em Ensino de Ciências Naturais José Roberto Vasconcelos da Costa é apaixonado pela ciência desde criança. Em sua opinião, a divulgação científica pode contribuir para reduzir as desigualdades sociais, além de ajudar a formar consciência crítica nas pessoas. Atuando com divulgação científica desde 1990, José Roberto assume a coluna #HojeÉDiadeCiência com o desejo de inspirar as pessoas a saborear o conhecimento.

Acompanhe a entrevista e conheça o novo colunista que estará todas as quintas-feiras desvendando mistérios do universo para os leitores do Nossa Ciência.

Nossa Ciência: Qual é a sua graduação e pós?

José Roberto: Sou Bacharel em Sistemas de Informação pela USP com Mestrado em Ensino de Ciências Naturais (Astronomia).

NC: Quando começou seu interesse pela ciência?

JR: Desde que me entendo por gente! Sou fascinado pela vida e as ciências naturais desde criança. Era o tipo de garoto que adorava livros de dinossauros e naves espaciais. Na verdade, não mudei muito…

NC: Quantos anos vc tem?

JR: Este ano completo meio século de existência. É um número respeitável para os padrões humanos. Mas sinto que ainda sou aquele garoto e tenho muito para aprender e viver.

NC: Qual é a sua expectativa com a coluna?

JR: Contribuir mais um pouquinho com a divulgação científica, que em última instância procura diminuir as desigualdades sociais da população por meio do saber científico, e inspirar as pessoas a saborear o conhecimento.

NC: Qual a importância da divulgação científica para a sociedade?

JR: É um pouco do que disse na resposta anterior, mais o fato de que esse saber ajuda na criação de uma consciência crítica nas pessoas. E isso é de fundamental importância numa sociedade construtiva.

NC: Como tem sido sua atuação com divulgação científica?

JR: Meu trabalho com divulgação científica sempre esteve ligado à Astronomia. Desde 1999 coordeno um site de divulgação científica (www.zenite.nu) que se tornou o mais antigo em atividade na Internet brasileira. E na última década tenho mergulhado fundo no fascinante universo dos planetários, que têm um potencial multidisciplinar simplesmente incrível. Hoje faço parte da diretoria da Associação Brasileira de Planetários (ABP), uma organização sem fins lucrativos que incentiva e presta assessoria na instalação de novos planetários, promove encontros e atividades para estimular o trabalho dos já existentes e divulga a importância desses espaços – que atingem um público de centenas de milhares de professores e milhões de jovens por todo país.

Na primeira coluna, José Roberto escreve sobre a importância do conhecimento da Astronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital