As microalgas são algas unicelulares, que podem ser encontradas em vários tipos de ecossistemas. No Ceará, as estudantes Gabriela de Freitas Maia e Edla Rayane de Oliveira Lemos, do curso de Agronomia do Campus de Limoeiro do Norte do IFCE, desenvolvem, desde 2015, pesquisa com a Chlorella vulgaris e já identificaram alguns benefícios da microalga. O trabalho é orientado pelo professor José William Alves da Silva, atualmente lotado no campus de Aracati.
De acordo com Gabriela, a biomassa produzida a partir da Chlorella vulgaris em efluentes aquícolas pode ser utilizada na produção de biodiesel a um preço mais acessível. Essa produção ainda teria uma vantagem ambiental, por utilizar água de rejeito da produção de organismos aquáticos no cultivo de microalgas.
No fim de 2017, a pesquisa das alunas ficou em segundo lugar na área de Ciências Agrárias de Nível Superior da VII Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí- MCTEA, em Abaetetuba, no Pará. O resultado garantiu a classificação para a Genius Olympiad 2018, que será realizada de 11 a 16 de junho de 2018 na Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, mas, devido ao alto valor da viagem, as alunas não poderão participar do evento. Apesar disso, o resultado foi percebido como incentivo para continuidade da pesquisa. Para o professor José William, o resultado merece ser celebrado, pois “é uma pesquisa com grande potencial socioeconômico”, ressalta.
Outras informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site do IFCE.

A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).
Leia o texto anterior: 2ª Feira do Conhecimento é lançada em Fortaleza









Entre na discussão