A divulgação científica não pode parar, jamais! Coluna do Jucá

quinta-feira, 4 abril 2019

Thiago Jucá fala da alegria e da responsabilidade de ser colunista do Nossa Ciência e convida os leitores a serem parceiros dessa ideia

A primeira vez que tive contato com o Portal de divulgação científica Nossa Ciência foi no começo do ano de 2017, quando vi que um texto meu, “Lições mal aprendidas e quase esquecidas de uma primavera silenciosa: Lei 13.301/2016”, originalmente publicado no Jornal de Notícias da SBPC em 2016, havia sido republicado pelo Portal. À época, a sensação de felicidade fora em dose dupla: primeiro, pela repercussão do texto (aquele era meu primeiro texto de divulgação científica) e, segundo, por ter encontrado um canal de divulgação científica onde eu poderia ler a respeito de assuntos os quais eu adoro.

Já em 2017, eu comecei a escrever e a enviar alguns textos de forma avulsa para serem publicados pelo Portal. Até que depois de um desses textos, “A tragédia em Charlottesville: até onde a distorção do conhecimento científico pode chegar?”, uma das editoras, a jornalista Mônica Costa, convidou-me para escrever semanalmente para o Portal, assinando uma coluna para a qual eu não fazia muita ideia de como chamá-la. Posteriormente, chamamo-la de Coluna do Jucá. No começo fiquei receoso com tamanho desafio, mas segui em frente. Afinal, nada melhor do que fazer aquilo que se gosta. Depois disso, compreendi na prática que fazer o que se gosta é, na verdade, um privilégio. Além disso, a satisfação oriunda desse sentimento de privilégio é uma espécie de motor propulsor que no final te motiva cada vez mais. Mas isso não significa que o caminho seja fácil. Contudo, lidar com as dificuldades em situações como essa (quando se está fazendo o que se gosta) é completamente diferente, e aí reside a diferença.

Contribua com o Nossa Ciência! Divulgue-o! Ajude a torná-lo viral Fonte: https://doi.org/10.1371/journal.pcbi.1005845.g005

Nesses quase 2 anos (20 meses, para ser mais preciso) de dedicação ao Portal e à divulgação científica, tornei-me uma pessoa melhor, pois hoje estou muito mais ciente das minhas limitações e dificuldades, sejam de comunicação, sejam de redação, por exemplo. Além disso, estou mais consciente a respeito da necessidade de ser uma pessoa mais plural, de se colocar no lugar de quem lê, da grande missão de tentar informar, de proporcionar reflexões e questionamentos.

Ainda durante esse período, eu pude compreender de forma um pouco mais clara que a ciência moderna é uma experiência humana que exige, entre outras coisas, curiosidade, racionalidade, persistência, e, sobretudo, colaboração. Já a divulgação científica, por sua vez, é uma forma de despertar a nossa consciência científico-social. Por meio desta, ajudamos a sociedade a se tornar mais crítica, informada, plural, tolerante e, portanto, melhor.

Por tudo isso não tenham dúvidas Caros Leitores, essas demandas, as quais são realizadas voluntariamente por muitas mãos e mentes, contribuem para que essa ideia (Nossa Ciência) aconteça há quase quatro anos.

Porém, para continuarmos nessa empreitada, precisamos de você. Os leitores, ouvintes e espectadores do Nossa Ciência podem se cadastrar para contribuir mensalmente através do Pag Seguro usando o cartão de crédito. O valor mensal é de R$20. Caso a pessoa queira contribuir de outro modo, pode entrar em contato pelo e-mail redacao@nossaciencia.com.br informando seu telefone e nós podemos conversar.

Referências bibliográficas:

McDermott JE, Partridge M, Bromberg Y (2018). Ten simple rules for drawing scientific comics, PLoS Comput Biol 14(1): e1005845. https://doi.org/10.1371/journal.pcbi.1005845

A Coluna do Jucá é atualizada às quintas-feiras. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #ColunadoJuca. Estamos no Facebook (nossaciencia), no Instagram (nossaciencia), no Twitter (nossaciencia).

Leia o texto anterior: Paleontologia: história e preservação

Thiago Jucá é biólogo, doutor em Bioquímica de Plantas e empregado da Petrobrás.

Thiago Jucá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital