Conheçam o TopoUFERSA O Mundo que queremos

sexta-feira, 9 julho 2021

Aplicativo de acesso livre desenvolvido por pesquisadores da Ufersa para elaborar desenhos topográficos em alta qualidade

A topografia é uma ciência milenar que surgiu a partir da necessidade de localização, medição e demarcação de limites de propriedades e, atualmente, em razão do uso e a ocupação extensa do meio, a topografia torna-se essencial, uma vez que trata dos métodos de medição e coleta de dados sobre uma porção limitada da superfície terrestre.

Na construção civil, por exemplo, os estudos topográficos são as ferramentas chaves na elaboração e projeto de Engenharia e Arquitetura, os quais estão relacionados com a caracterização do terreno e descrição do relevo da área destinada à construção da obra, sendo aplicadas desde as etapas de concepção, execução e monitoramento de obras. Deste modo, surge a necessidade de trabalhos topográficos para analisar o contorno terrestre, informando sobre parâmetros planimétricos e altimétricos como perímetro, área e relevo da região e, com a análise desses dados, os profissionais podem tomar decisões e escolher as melhores soluções aplicáveis ao terreno em função das características da estrutura a ser construída.

Tela inicial do TopoUFERRSA.

Com o avanço da ciência da computação, os estudos topográficos passaram a ser auxiliados por softwares capazes de gerar informações topográfica utilizando desenhos de com alta precisão dos detalhes sobre a área destinada à construção após processamento dos dados de levantamentos em campo.

Existem vários softwares comerciais que auxiliam esses profissionais da área de topografia, mas o uso dessas ferramentas é oneroso, tornando-se inconveniente pelo fato de gerar custos para sua implementação e manuseio.

O TopoUFERSA é uma ferramenta profissional e, também, didático-pedagógica destinada aos estudos topográficos realizados por estudante e profissionais de diversas áreas do conhecimento. O software foi desenvolvido por pesquisadores e estudantes de Engenharia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e, está disponível gratuitamente via página web e aplicativo para smartphones.

Tela do TopoUFERSA que mostra o Painel de resultados simplificados.

Sem o uso do software, o profissional precisaria realizar vários cálculos e procedimentos manuais de forma metódica e mecanizada para obter as informações topográficas desejadas. Com isso, ocupa-se um período de tempo relativamente grande de trabalho analítico, algo que hoje na prática profissional, é realizado de uma forma rápida e eficiente com os programas computacionais como, por exemplo, o topoUFERSA.

O TOPOUFERSA é um programa de computador registrado no INPI (Processo BR 51 2021 000920-7). Este software é do tipo Aplicativos, desenvolvido em linguagem TypeScript no front/back-end do código aberto, associados a elementos fundamentais para construção de sites HTML e CSS. Os seus criadores são: Alisson Gadelha de Medeiros, Fernando Dutra Ribeiro, Jarbas Nunes Vidal Filho, José Belarmino Dos Santos Neto, José Daniel Jales Silva, Miguel Ferreira Neto, Nildo Da Silva Dias, Rafael Luan do Nascimento, Reudismam Rolim de Sousa, Wesley de Oliveira Santos.

Confira todos os detalhes deste sistema no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=VORu68XMC-g

A coluna O mundo que queremos é atualizada quinzenalmente às quintas-feiras. Leia, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #omundoquequeremos. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Leia o texto anterior: Bacias hidrográficas como unidade de planejamento na gestão dos recursos hídricos

Nildo da Silva Dias é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nildo da Silva Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital