Desafio #uso racional da água O Mundo que queremos

quinta-feira, 21 janeiro 2021

Precisamos sensibilizar governos e pessoas de que não podemos consumir mais água do que a natureza pode ofertar

A água é essencial para a vida no nosso planeta e une todos os aspectos do desenvolvimento da sociedade. Mas, por outro lado, sabemos que esse recurso é limitado em quantidade e qualidade, sendo essencial cuidarmos da água para garantirmos o acesso de forma segura. Em 1993, a Organização das Nações Unidas, em Assembleia Geral, criou o Dia Mundial da Água – celebrado em 23 de março de cada ano – com o objetivo de sensibilizar governos e pessoas de que não podemos consumir mais água do que a natureza pode ofertar e, que políticas e ações individuais e coletivas são necessárias para garantir a segurança hídrica a todos e todas no planeta.

“O dia mundial da água é o dia da consciência sobre a importância de conservar, preservar e proteger os recursos hídrico por meios de atividades que permitam a reflexão sobre o significado e a importância da água para a vida terrestre”.

Para contribuir com essa mudança, o grupo de pesquisa “Sistema de Gerenciamento e Efetividade da Conservação da Água” da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (SIGECA/UFERSA) lançou a 1ª edição do desafio #Uso Racional da Água objetivando identificar, estimular o desenvolvimento e reconhecer projetos de pesquisas ou ideias que englobem a gestão e uso sustentável da água, de forma a contribuir para a segurança hídrica.

Nesta edição, o SIGECA/UFERSA premiará as melhores ideias e práticas em duas categorias distintas: 1) Pesquisa e Inovação Tecnológica – para estudantes universitários de instituições públicas de ensino superior e, 2) Educação – para estudantes do ensino médio de escolas públicas. Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio no valor de R$1.000,00, um troféu, camisetas e livros. Além disso, os 10 finalistas do desafio terão seus projetos publicados, em edição especial para Dia Mundial da Água, na revista informação em cultura da editora EDUFERSA.

O desafio terá várias etapas de seleção e os vencedores serão conhecidos na plenária final do Workshop Internacional Uso racional da água que será realizado no período de 22 e 23 de março de 2021. O evento será espaço virtual para trocas de experiências entre instituições com programas consolidados de racionamento de água, momentos culturais, rodas de conversas com a juventude e oficinas para análises de problemas e busca de soluções para a utilização sustentável da água em todo o planeta. O evento terá a participação de representantes de instituições de ensino e pesquisas nacionais (USP, UFBA, UNICAMP, UFCG, UFERSA, ANA e CAERN) e internacionais (US Salinity Laboratory – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Universidade Católica de Córdoba – Argentina e Instituto Patagônico de Estudos dos Ecossistemas continentais – IPEEC/CONICET, Argentina), organizações governamentais e cidadãos reunidos em torno de uma temática central “A Segurança hídrica para desenvolvimento sustentável”.

Para concorrer ao prêmio do desafio #Uso Racional da Água, bem como participar do workshop, o estudante deve fazer sua inscrição no site evento, preencher os formulários de inscrição do desafio e, submeter os seus projetos ao SIGEGA até às 18:00 h do dia 22 de fevereiro de 2021. Para maiores informações acesse o site oficial do workshop clicando em https://depura.netlify.app/.

A coluna O mundo que queremos é atualizada quinzenalmente às quintas-feiras. Leia, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #omundoquequeremos. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Leia o texto anterior: Barragem subterrânea: segurança hídrica e alimentar no semiárido

Nildo da Silva Dias é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nildo da Silva Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital