E-book “Semanário de um Cientista Brasileiro” Ciência Nordestina

terça-feira, 28 julho 2020

Colunista reúne textos publicados no portal Nossa Ciência e revela um grande caleidoscópio de sentimentos pela ciência

A coluna Ciência Nordestina chegou à marca de 150 semanas ininterruptas no ar (sempre atualizada nas terças-feiras – seja feriado ou não). E estas matérias foram escritas em um dos piores períodos (quem sabe o pior) da história da educação, ciência e tecnologia para o Brasil. Da fusão do MCTI com o Ministério das Comunicações aos cortes das bolsas, da anticiência até a cloroquina com alho. As matérias focaram essencialmente na divulgação da ciência e a nanotecnologia ao mesmo tempo em que trouxeram uma visão crítica que envolve toda a preocupação com o Brasil dos dias de hoje.

E quando surgiram dúvidas quanto à continuidade do portal, resolvi reunir todas as matérias e avaliar o conjunto. Foi então que percebi que na realidade elas compunham um grande caleidoscópio de sentimentos (da esperança à frustração) como se fosse um grande resumo semanal de um cientista que ousa não desistir da pesquisa. Foi quando decidi chamar este projeto de Semanário de um Cientista Brasileiro e resumi todas as matérias publicadas no Ciência Nordestina em um único e-book.

Neste ponto, quero mais uma vez agradecer a confiança de Monica Costa e Edna Ferreira, editoras do Nossa Ciência, que sempre apoiaram esta coluna, deixando-me totalmente à vontade para conduzi-la.

Compartilho então com @s leitores desta coluna o e-book Semanário de um cientista brasileiro

E com isso fecho um primeiro ciclo junto a este portal, renovando forças para a continuidade desta atividade de divulgação científica, que antes de ser cansativa é extremamente motivadora pelo retorno dos assíduos leitores. A coluna Ciência Nordestina continuará.

A coluna Ciência Nordestina é atualizada às terças-feiras. Leia, opine, compartilhe e curta. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br). Use a hashtag CiênciaNordestina.

Leia o texto anterior: Imunidade

Helinando Oliveira é Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) desde 2004 e coordenador do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (LEIMO).

Nossa Ciência firmou parceria com a Saiba Mais – Agência de reportagem e jornalismo independente do Rio Grande do Norte. Saiba Mais.

Helinando Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital