Estereótipos reforçam discriminações Diversidades

segunda-feira, 13 agosto 2018
Quadro "Operários"de Tarsila do Amaral.

Elementos negativos e opressores, os estereótipos são recursos fundamentais para a discriminação e a manutenção do status quo

“Os estereótipos podem ser bastante opressivos porque retiram dos indivíduos o seu aspecto de sujeito, aquele que pode fazer escolhas, além de impedir o desenvolvimento social”, afirma o professor Ricardo Alexino Ferreira ao analisar os estereótipos como elementos reforçadores das discriminações raciais, de gêneros e outras.

Para Alexino, estereótipos são elementos que estão dentro da cultura e do cotidiano de um povo, tornando-se um referente social compartilhado para oprimir, principalmente, as pessoas dos segmentos das diversidades. Ainda segundo ele, todos os estereótipos são negativos, mas há aqueles que têm uma aceitação e status social que pode render alguns privilégios.

Ouça a coluna:

A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Ouça a coluna anterior: A história afro-atlântica da escravidão é contada em exposição

 

Ricardo Alexino Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital