I Congresso Internacional de Jornalismo, Inovação e Igualdade Observatório de Mídia

quinta-feira, 27 maio 2021

Esse primeiro congresso internacional foi realizado pelo grupo de pesquisas da UFPI e discutiu as relações entre jornalismo, inovação e igualdade

Por Luze Silva

O grupo de pesquisas JOII, da Universidade Federal do Piauí, realizou nesta semana o I Congresso Internacional de Jornalismo, Inovação e Igualdade, discutindo essas temáticas que são seu tripé de atuação. O encontro reuniu pesquisadores, professores e profissionais da área da Comunicação e do Jornalismo, nas cinco regiões do Brasil e em outros países como Espanha, Portugal, Argentina e Bolívia.

O CIJOII teve início na manhã de segunda-feira, dia 24 de maio, com a mesa redonda “Convergências e contrastes digitais: modos de pensar um jornalismo inovador”, que reuniu palestras de pesquisadores de quatro países: Elias Machado (UFSC – Brasil); Ainara Larrondo (UPV – Espanha); Erick Torrico (UASB – Bolívia) e Sónia Sá (UBI – Portugal).

Luze Silva

A manhã da terça-feira, dia 25, também contou com uma mesa de debate. A segunda discussão, porém, foi mais voltada à prática da profissão, com convidados de meios consagrados na área do Jornalismo alternativo e independente, como La Garganta Poderosa e Emergente (Argentina), La Fumaça (Portugal), Ocorre Diário (Teresina), Raíssa Galvão (Mídia Ninja) e Nayara Felizardo (The Intercept Brasil). Ambas as mesas de discussão foram transmitidas ao vivo pelo Youtube, onde se encontram atualmente disponíveis para livre acesso.

Nas tardes desses dois dias, foram realizados, ainda, grupos de discussão de trabalhos partindo de quatro diferentes eixos temáticos: Democratização da Comunicação; Transmídia; Desigualdades Tecnológicas e Redes Sociais; e Decolonialidade e Inovação no Jornalismo. Nesses grupos foram apresentados mais de 20 trabalhos, de pesquisadores de diferentes partes do Brasil, como das universidades federais de Santa Catarina, de Rondônia, da Paraíba e do Ceará, apenas para citar alguns exemplos. Ao todo, o CIJOII contou com 130 participantes, entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

*****

O Congresso é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Dentro das suas linhas de atuação, o JOII-UFPI surge para suprir a carência de pesquisas direcionadas para o campo das tecnologias da inovação em jornalismo no Piauí. O tripé jornalismo, inovação e igualdade guia as ações e produções científicas e humanas do Grupo, que iniciou formalmente em maio de 2020. Para mais informações, basta entrar em contato pelo instagram @joii.ufpi ou acessar nosso site www.joiiufpi.com.br.

A coluna Observatório de Mídia é atualizada quinzenalmente às quintas-feiras. Leia, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #observatorionossaciencia. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Leia o texto anterior: A inovação jornalística no ciberterritório nordestino: caminhos para o novo jornalismo

JOII – Grupo de pesquisa em Jornalismo, Inovação e Igualdade da Universidade Federal do Piauí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital