Projetos vencedores do desafio uso racional da água O Mundo que queremos

quinta-feira, 1 abril 2021

Premiação foi realizada na plenária final do Workshop Internacional Uso Racional da Água 

O grupo de pesquisa Sistema de Gerenciamento e Efetividade da Conservação da Água da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (SIGECA/UFERSA) realizou, nos dias 22 e 23 de março, o Workshop Internacional Uso Racional da Água objetivando comemorar o Dia Mundial da Água e, discutir políticas pública de segurança hídrica e a gestão sustentável os recursos hídricos. O workshop teve a participação de vários profissionais de instituições de ensino e pesquisa internacionais e nacionais. Estiveram presentes representantes da UCC/Argentina, UC/Espanha, IPEEC/CONICET da Argentina, US Salinity Laboratory da Califórnia, UFERSA, USP, UNICAMP, UFBA, UFCG, IFPB, UERN, CAERN, dentre outros.

O evento contou com mais de 800 inscritos, sendo transmitido ao pelo canal do YouTube, ODS Agenda 2030, que somou, entre os dias 22 a 25 de março de 2021, mais de 10 mil visualizações, e o feedback positivo dos palestrantes e ouvintes.

O Workshop encerrou com a cerimônia de premiação do desafio #UsoRacionaldaAgua, patrocinada pelo Instituto Pecege (https://pecege.com/), que reconheceu os melhores trabalhos e iniciativas que contribuem para a segurança hídrica, redução do consumo, gestão e uso racional das águas para o desenvolvimento sustentável. Conheça abaixo os projetos vencedores:

Categoria I – Pesquisa e Inovação tecnológica

1º lugar: Construindo tecnologias sociais de saneamento bioenergético

Equipe: Sara Raquel Laurentino Barbosa de Lima, Sandra Rufino Santos, Alex Batista dos Santos e Marina Moura Lima

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

2º lugar: Cultivo de pimenta biquinho (Capsicum ssp.) em solo fertilizado com urina humana e manipueira tratadas.

Equipe: Kheila Gomes Nunes, Vera Lúcia Antunes de Lima, Jailton Garcia Ramos, Denis Soares Costa e Leandro Fabrício Sena

Instituição: Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

3º lugar: Melhoria do conforto térmico através de recursos naturais

Equipe: Rafaely Angélica Fonseca Bandeira, Ricardo Paulo Fonseca Melo, José Flávio Timóteo Junior, Priscila Siméia Teixeira de Melo e Lucas Rego de Queiroz

Instituição: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA, Pau dos Ferros).

Categoria II – Educação

1º lugar: Purifier Water Pipe – Fabricação de um cano sustentável como alternativa ecológica

Equipe: Cauan Vidal Fernandes, Jacicleuma de Oliveira Lima e Athirson Pascoal Aquino Nascimento

Instituição: Escola Estadual Doutor José Fernandes de Melo.

2º lugar: Sistema de reutilização de água “AquaWG”

Equipe: Gabriel Augusto do Nascimento Melo, Lorena de Miranda Ferreira, Heloíse Almeida Luna, Patrick Victor Caetano de Oliveira e Michele Asley Alencar Lima

Instituição: Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

O desafio #UsoRacionaldaÁgua reconheceu e premiou os melhores projetos e ideias que contribuem significativamente para a segurança hídrica almejada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da Agenda 2030 da ONU. Para saber mais sobre os projetos contemplados e, se não conseguiu acompanhar o evento ao vivo, toda a programação (palestras, rodas de conversas, lançamento de livro, conferências e cerimônia de premiação) está disponível no canal oficial de transmissão em https://www.youtube.com/channel/UCOGXhPhqWZTX9-9IlQNXDsw?app=desktop).

A coluna O mundo que queremos é atualizada quinzenalmente às quintas-feiras. Leia, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #omundoquequeremos. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Leia o texto anterior: O cultivo de hortaliças em ambiente protegido no semiárido

Nildo da Silva Dias é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nildo da Silva Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital