Talento cearense premiado SCIARÁ

quarta-feira, 15 agosto 2018
Três estudantes cearenses integraram a equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Química. Foto: Divulgação.

Estudantes de Fortaleza conquistam medalhas na 50ª Olimpíada Internacional de Química

Os estudantes Ivna de Lima Ferreira Gomes (16 anos), João Víctor Moreira Pimentel (16) e Orisvaldo Salviano Neto (17), todos de Fortaleza, conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente na 50ª Olimpíada Internacional de Química. A competição foi realizada no fim de julho, em Praga, na República Tcheca.

A cearense Ivna de Lima e o estudante paulista Vinícius Figueira Armelin, de 17 anos, de São Bernardo do Campo, foram os primeiros brasileiros a conseguir uma medalha de ouro nessa olimpíada internacional.

A estudante Ivna Gomes. Foto: Meninas Olímpicas/Facebook.

A competição contou com a participação de 304 estudantes de 76 países, separados em times de quatro integrantes. A avaliação consistiu em provas práticas e teóricas individuais, com duração de 5h30 cada.

Os representantes brasileiros receberam treinamento no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais no mês de março. Quinze professores da instituição prepararam 16 estudantes de ensino médio nas áreas de química orgânica, físico-química, química analítica e química inorgânica.

O Brasil ficou na 12ª posição na olimpíada, o melhor desempenho do País no evento mundial, que é realizado há 50 anos.

 

A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).

Leia o texto anterior: Amor pela vida universitária

Giselle Soares é jornalista, graduada pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Jornalismo Científico pela mesma instituição e Mestrado em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp.

 

 

Giselle Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital