Um experimento sobre moral e embriões Biologia do Envolvimento

sexta-feira, 29 março 2019

Eduardo Sequerra lança um desafio aos leitores para incrementar a discussão sobre o aborto. Leiam e participem

Meus caros leitores do Biologia do Envolvimento, já produzi por aqui alguns textos sobre o que sabemos sobre embriões, células tronco e tecnologia para alimentar nossa discussão sobre o aborto. Tiramos algumas conclusões mas as questões ainda são muitas. E agora chegou a vez de vocês me ajudarem nessa busca por respostas. Vou lhes propor um experimento!

Imaginem que você estava andando pela rua quando de repente passou na frente de um prédio em chamas. Ao ouvir um grito por ajuda, você sobe correndo pelas escadas e lá em cima encontra a recepção de um laboratório. O ambiente já começa a ficar enfumaçado mas você consegue olhar para dentro de duas portas abertas. Em uma, você vê uma mulher vestindo um jaleco caída no chão, desacordada. Em outra, você vê uma galão desses que armazenam nitrogênio líquido. Nele, você lê no rótulo “Embriões 8 células, Pacientes 235- 295”. Passa rapidamente pela sua cabeça que não vai dar para descer e subir de novo, a quantidade de fumaça está aumentando rapidamente. Você só poderá descer carregando a mulher desacordada ou o galão com dezenas de embriões.

Então meus queridos, diante dessa situação, eu quero que vocês me respondam:

1- Quem vocês salvariam?

2- Em uma escala de 1 a 10, quão difícil foi esta decisão? (sendo 1 muito fácil, o problema nem mesmo era um dilema para você, e 10 as duas opções tinham o mesmo peso)

3- Suas idades, gênero e cidade de residência

Coloquem estas informações nos comentários. Elas não serão publicadas com suas identidades, garantido. Vocês vão poder publicar comentários quando os resultados saírem. Ou, se preferirem, escrevam para o email da redação do Nossa Ciência (redacao@nossaciencia.com.br).

Esse experimento vai ficar online por um mês, que é quando comentarei o resultado aqui mesmo. Por favor, divulguem! Quanto mais gente participar mais interessante fica nosso experimento. Não vou falar quais são minhas expectativas ainda, para manter o suspense. Tomara que vocês se divirtam!

Ah, antes de me despedir, tenho que dar um recado. Para manter o Nossa Ciência no ar precisamos aumentar a quantidade de pessoas contribuindo. Os leitores e espectadores podem se cadastrar para contribuir mensalmente através do Pag Seguro com o cartão de crédito. Só 20 reais mensais. Vocês podem ainda procurar a redação para perguntar sobre outras formas de contribuição em redacao@nossaciencia.com.br .

Abraços a todos!

A coluna Biologia do Envolvimento é atualizada quinzenalmente às sextas-feiras. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #BiologiadoEnvolvimento. Estamos no Facebook (nossaciencia), no Instagram (nossaciencia), no Twitter (nossaciencia).

Leia o texto anterior: Por que 12 semanas para o aborto?

Eduardo Sequerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital