Governadores do Nordeste defendem importância da universidade pública Geral

segunda-feira, 16 setembro 2019
Foto: Elisa Elsie/Assecom-RN).

Reforma tributária e avanços tecnológicos para a região foram outros temas debatidos em Natal

“Destacamos a importância que as Universidades Públicas têm no desenvolvimento do país e de nossa região. Para tanto, se faz necessário garantir recursos e investimentos na formação de profissionais e professos capazes de atender às demandas do mercado de trabalho, por meio da produção de conhecimento, com liberdade de expressão e autonomia universitária.”

Esse é o 5º ponto da Carta de Natal, publicada nesta segunda, 16/09, após a 4ª Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. O encontro ocorreu no Hotel Senac Barreira Roxa, localizado na Via Costeira. Governadores de sete estados, mais a vice-governadora do Ceará e um representante do governo de Alagoas estiveram presentes ao evento. Como sinal do fortalecimento da região Nordeste como pólo econômico, a cidade recebeu, simultaneamente, o Encontro Econômico Brasil e Alemanha, realizado no Centro de Convenções da capital potiguar.

Na abertura do evento a governadora Fátima Bezerra defendeu uma reforma tributária “pra valer” que não vise apenas simplificar os tributos, onerando as classes mais pobres, mas que taxe as grandes fortunas. O governador do Maranhão, Flávio Dino, lembrou que a reforma tributária está sendo debatida no Congresso Nacional e merece muita atenção. “Temos a expectativa que dois grandes objetivos sejam atendidos nessa reforma: de um lado uma simplificação tributária que dê maior racionalidade ao sistema e de outro um sistema tributário que promova o combate às desigualdades e a justiça social”, resumiu.

Flávio Dino, governador do Maranhão. Foto: Elisa Elsie/Assecom-RN).

Ele também defendeu um sistema tributário mais adequado ao momento, “que ajude a impulsionar a retomada do crescimento, que combata as desigualdades socais, que faça com que o atual sistema, concentrador de renda, seja substituído por um sistema mais equilibrado no qual quem ganha menos pague menos e que ganha mais, pague mais. Esse é o parâmetro de justiça que nossa Constituição exige e que hoje, lamentavelmente, não é atendido”, declarou o governador do Maranhão.

Nordeste Conectado

Apontado como “fundamental” pela governadora Fátima Bezerra, os planos do projeto Nordeste Conectado incluem dotar o Rio Grande do Norte e todo o Nordeste com uma infovia em todos os municípios. “Isso é imperativo. O projeto do Nordeste Conectado está sendo priorizado na nossa agenda do consórcio interestadual de desenvolvimento sustentável do nordeste pela compreensão que nós temos do quanto é fundamental a infraestrutura tecnológica e garantir a conexão de boa qualidade com a internet em todos os municípios pelo que isso possibilita do ponto de vista de eficácia, de melhoria da gestão pública. Imagine o que é internet de boa qualidade, quanto isso vai possibilitar avançar no campo da saúde, da educação, da segurança e do meio ambiente, enfim, nos investimentos em geral”, ressaltou.

Foto: Elisa Elsie/Assecom-RN).

Esta assembleia geral do Consórcio Nordeste no RN foi a primeira após o lançamento do 1º edital de compras coletivas do grupo, para aquisição de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica. O processo foi lançado na manhã da última quarta-feira (11), em Salvador-BA.

Durante a reunião também foram colocados em discussão a captação de investimentos para a região, compras coletivas do Consórcio do Nordeste e a situação da Petrobras.

Leia a Carta de Natal.

Edna Ferreira e Mônica Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital