O que dizem essas mulheres? Especial

quinta-feira, 25 fevereiro 2021

Nossa Ciência lança série de reportagens, em formato de podcast, que aborda produção literária histórica e atual de mulheres no Rio Grande do Norte

Zila Mamede, Rizolete Fernandes, Nisia Floresta, Michele Ferret, Myrian Coeli e Carmen Vasconcelos. O que essas mulheres têm em comum? Embora sejam de períodos históricos distintos, todas são ou foram escritoras potiguares, seja por nascimento ou por terem desenvolvido sua obra literária no Rio Grande do Norte.

E para conhecer mais sobre elas o portal Nossa Ciência está lançando amanhã (26) a série de podcasts “O que dizem essas mulheres?” que revela aspectos da obra e da vida dessas escritoras, mulheres que mudaram e mudam o mundo usando a escrita como arma.

Carmen Vasconcelos

Cada episódio tem cerca de 30 minutos e conta com depoimentos de jornalistas, poetas e especialistas sobre a obra de cada personagem. Além destas fontes, Rizolete Fernandes, Carmen Vasconcelos e Michelle Ferret falam elas mesmas sobre seus livros.

E como conhecimento científico faz parte da cultura de uma forma geral, esse projeto é importante pois apresenta um aspecto histórico das poetas que já morreram e também conta com a colaboração de reconhecidos pesquisadores e especialistas.

A ideia

A ideia para essa série de reportagens surgiu a partir de um projeto do Nossa Ciência de fazer perfis de mulheres cientistas. Com o lançamento dos editais da Lei Aldir Blanc, pelo Governo do Estado, a possibilidade desse projeto ficou mais no horizonte. “Mas com o prazo apertado, não daria tempo de produzir um material de boa qualidade sobre a vida e a obra de mulheres que se dedicaram à ciência”, revela Mônica Costa, editora do portal.

Michelle Ferret

Foi então que a jornalista Luana França, parceira e colaboradora do portal, propôs às editoras do Nossa Ciência desenvolver um projeto sobre mulheres escritoras. “O fato da obra das escritoras estar impressa em livros, de certo modo, facilita a pesquisa. A maior dificuldade, em alguns casos, é encontrar os livros”, afirma Luana França, que é da nova geração de jornalistas.

“Entendemos que realizar esse projeto se encaixava muito bem no objetivo do Nossa Ciência que é divulgar informação e conhecimento. Como está no nosso slogan ‘Ciência ao alcance de todos’”, avalia Edna Ferreira, editora do portal.

Para definir as autoras dessa série, as jornalistas consultaram algumas publicações e estabeleceram critérios de seleção. “Nosso objetivo primeiro era falar da produção literária feita por mulheres para as gerações mais jovens. Então era necessário falar de gente cuja obra já não fosse tão acessível. Daí veio a decisão de escolher três escritoras atuais e três que não estão mais entre nós”, explica Mônica.

“O Rio Grande do Norte é uma terra que tem uma tradição de protagonismo feminino muito marcante na política, mas a gente enxerga isso também na literatura, sobretudo na poesia”, opina Luana. Ela ainda acrescenta que o estado tem muitos nomes significativos e que tem muita contribuição na luta das mulheres em nível local, em nível nacional e em nível mundial.

Rizolete Fernandes

E esse foi mais um dos critérios de escolha. “Nossas autoras são mulheres que têm uma história de vida que se manifesta na poesia, na literatura, mas que têm uma atuação para além disso, porque são, de certa maneira, militantes de defesa da vida e dos direitos das mulheres.” A declaração de Luana França dá o sentido que a série de podcasts pretende seguir. Falar da obra literária das autoras, seja poesia ou prosa, mas a partir do olhar feminino e destacando de que maneira o fato de ser mulher interfere nessa produção.

Além de estarem no Nossa Ciência, os podcasts estarão disponíveis nas plataformas de streaming, de acordo com o calendário abaixo. Elas planejaram os lançamentos dos episódios para coincidir com as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Amanhã (26), saiba mais sobre as personagens dessa série e as fontes entrevistadas.

26/02 Episódio #1 – Zila Mamede

01/03 Episódio #2 – Rizolete Fernandes

05/03 Episódio #3 – Nísia Floresta

08/03 Episódio #4 – Michelle Ferret

12/02 Episódio #5 – Myriam Coeli

15/03 Episódio #6 – Carmen Vasconcelos

2 respostas para “O que dizem essas mulheres?”

  1. Enoleide Farias disse:

    Parabéns Mônica e toda equipe do Nossa Ciência. E parabéns à essas nossas mulheres que além de dar o que ler, dão, ainda, muito o que falar dão o que falar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital