UERN faz parceria com rádios para ampliar combate ao coronavírus Geral

quinta-feira, 26 março 2020

Emissoras comunitárias e educativas do RN vão receber semanalmente o boletim “Todos contra o corona”

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) fechou parceria com emissoras de rádio comunitárias e educativas para ajudar na conscientização das pessoas sobre a necessidade do combate ao novo coronavírus no Estado. Com audiência importante em municípios do interior do Rio Grande do Norte, as emissoras vão receber boletins de áudio, semanais, com orientações à população, dadas por especialistas da Universidade sobre informações importantes neste momento de pandemia global.

Os boletins são produzidos por estudantes dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV, e Internet que integram o Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB/UERN), projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social (DECOM). A ação conta com a parceria da Agência de Comunicação da UERN (AGECOM).

“No momento em que a proliferação de fake news tem sido um grande desafio dos órgãos de saúde na luta contra o coronavírus, levar uma informação correta, de qualidade, e bem produzida, é uma missão fundamental no processo de oferecer ao público esclarecimentos e informações coletadas por nossos estudantes, junto a um corpo de especialistas e profissionais de ótima qualidade, dos quadros da UERN. Contra as fake news, nosso antídoto será o bom jornalismo”, comenta o professor Esdra Marchezan, coordenador do HiperLAB e assessor da Reitoria da UERN.

A atividade é mais uma do projeto de comunicação elaborado pela Universidade para contribuir com a conscientização dos potiguares sobre a melhor forma de prevenção ao coronavírus. Além de materiais educativos distribuídos nas redes sociais da Universidade, a instituição criou um site específico para informações relacionadas ao assunto: www.portaluern.br/coronavirus

Para Uguimar Nogueira, membro da diretoria executiva da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias do RN (ABRAÇO/RN), a parceria vai possibilitar que mais informações chegue a pessoas de cidades distantes. “Neste momento de muita dificuldade é fundamental as entidades se articularem para buscar soluções que possam trazer algo de positivo para a sociedade. As rádios comunitárias, em parceria com a UERN, vão proporcionar ao público dos seus municípios uma mensagem educativa no combate a esse vírus letal. Essa parceria possibilita ao público de casa mais conhecimento no combate ao coronavírus”, comenta.

No RN, existem hoje 142 emissoras de rádios comunitárias. Todas elas poderão ter acesso ao material produzido pelos estudantes da UERN.

As emissoras interessadas em receber o material podem encaminhar e-mail para agecom@uern.br

Todos os boletins estão disponíveis para download.

Fonte: Agecom/UERN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital