Fiocruz Ceará é inaugurada SCIARÁ

quarta-feira, 4 julho 2018
Foram investidos 180 milhões na construção da sede da Fiocruz Ceará. Foto: Agência Fiocruz.

O espaço abrigará a primeira unidade da Biomanguinhos fora do Rio de Janeiro para produção de vacinas

Após dez anos de trabalho, a sede cearense da Fiocruz foi inaugurada no dia 26 de junho. A Fiocruz Ceará está instalada no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, um espaço de 73 hectares, cedido pelo Governo do Estado, e tem como objetivos principais fortalecer a atenção primária à saúde e a estratégia da saúde da Família; atuar na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação em fármacos, medicamentos, equipamentos e materiais de saúde; e realizar pesquisas científicas direcionadas à realidade ambiental e epidemiológica da região, entre outras atividades.

A instituição abre caminho para que o Ceará se torne referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e industrial na área da saúde. O projeto da nova sede no Ceará foi idealizado há mais de uma década, a partir de uma visão da ciência, tecnologia e inovação como pilares fundamentais para a redução das desigualdades regionais do país.  Foram investidos R$180 milhões na construção.

O polo do Ceará vai usar matérias-primas do bioma nordestino para desenvolver produtos inovadores. O novo Centro Tecnológico, ligado ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), estará dedicado à produção de vacinas e outros biofármacos a partir de plataformas vegetais, sendo a primeira unidade deste gênero na Fundação.

Governador Camilo Santana durante a inauguração da Fiocruz Ceará. Foto: divulgação/Governo do Estado.

Na solenidade de inauguração, o governador Camilo Santana destacou a necessidade de investimentos em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de qualquer país: ““Nenhum país se desenvolve sem investir em pesquisa e tecnologia. Esse é o caminho, um divisor de águas para o Ceará e um marco importante que muito nos honra”, comentou.

Para Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, a inauguração da sede é um marco para o Estado e para o País: “Nossa visão é a de, através de um complexo da saúde, construirmos um novo modelo econômico que nos ajude a pensar um projeto de país soberano e mais justo”, afirmou.

Veja a obra da Fiocruz Ceará.

Outras informações sobre a Fiocruz Ceará podem ser obtidas no portal da Fiocruz.

*Com informações da Fiocruz e do Governo do Ceará

A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).

Leia o texto anterior: Resgate de trabalhadores da “escravidão voluntária” pela apicultura

Giselle Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital