Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará desenvolvem pão de açaí e quitosana

quarta-feira, 27 setembro 2017
Foto: Reprodução/ UFCTV

Projeto conquistou o prêmio de melhor apresentação oral na categoria “Engenharia de Alimentos” na 8ª Conferência Internacional de Engenharia de Alimentos e Biotecnologia

O pão é um alimento que integra a dieta da maioria dos brasileiros. O açaí, uma das mais importantes fontes de alimentação para os habitantes da região amazônica, tem se popularizado em outras regiões nos últimos anos.

Com o objetivo de melhorar a qualidade nutricional dos pães, o Laboratório de Tecnologia de Cereais da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu, sob coordenação do professor Rafael Zambelli, o pão de açaí em pó e quitosana. O trabalho foi desenvolvido na Pós-Graduação em Ciência de Tecnologia de Alimentos da UFC.

“Os resultados mostraram que nós podemos adicionar o açaí em proporções de 8% a 10% e a quitosana em valores próximos de 0 a 8% sem que houvesse prejuízo à qualidade tecnológica do pão, o aspecto de volume, a estrutura de miolo, as características de um pão normal, como o que é produzido pelas indústrias”, explicou o professor Zambelli em entrevista ao programa UFCTV.

Outro diferencial do produto é a coloração chamativa devido ao açaí. “Os corantes artificiais podem desenvolver tipos de alergia em crianças e, utilizando produtos naturais, a gente conseguiu um pão com coloração atrativa, afinal você primeiro ‘come com os olhos’”, comentou a estudante do curso de doutorado em ciência e tecnologia de alimentos Luciana Gama.

Prof. Rafael Zambelli recebendo o certificado na premiação em Kuala Lampur. Foto: divulgação

Premiação

O trabalho “Effect of Açaí powder and Chitosan on bread quality” conquistou o prêmio de melhor apresentação oral na categoria “Engenharia de Alimentos” na 8ª Conferência Internacional de Engenharia de Alimentos e Biotecnologia, realizada esse ano em Kuala Lampur, na Malásia.

“O açaí não é uma fruta típica da região asiática. É uma fruta tropical, presente na Amazônia, então, eles [pesquisadores presentes na conferência] ficaram muito entusiasmados porque não conheciam a fruta e pelos resultados que ela trouxe ao produto [pão]”, comentou Zambelli.

Para saber mais sobre o pão de açaí e quitosana desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade Federal do Ceará assista ao vídeo do programa UFCTV.

A coluna SCIARÁ é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).

Se você ainda não leu a edição anterior, leia agora.

 

 

Giselle Soares

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital