A diversidade na semântica do estereótipo Diversidades

segunda-feira, 15 abril 2019

Professor Alexino Ferreira analisa que o preconceito necessita de estereótipos para se processar, ao passo que a discriminação já seria a efetivação do preconceito

Na diversidade muito se fala no preconceito, discriminação, racismo e estereótipo como se fossem a mesma coisa. Nesta edição da coluna, o professor Ricardo Alexino Ferreira trata justamente das diferenças dessas terminologias. Segundo ele, elas envolvem as relações interpessoais, geralmente marcadas pela ideia de superioridade de um indivíduo, ou grupo, sobre o outro.

Alexino observa, contudo, que cada uma dessas terminologias tem sentido diferente e pode ou não ser considerada crime. Em seguida, ele se propõe a elaborar os diferentes conceitos que definem esses termos.

Ouça a coluna:

A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Ouça a coluna anterior: Questão ambiental deve ser discutida em todas as suas implicações

Ricardo Alexino Ferreira

Uma resposta para “A diversidade na semântica do estereótipo”

  1. Elisangela Andrade Angelo disse:

    Gostaria de parabenizar a equipe pela produção desse material sobre diversidades, ele é muito rico! Vida longa a coluna!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital