Questão ambiental deve ser discutida em todas as suas implicações Diversidades

segunda-feira, 8 abril 2019
(Foto: Natália Roos)

Os interesses políticos e econômicos que afetam o tema devem ser conhecidos por todos.

No Diversidade em Ciência desta semana, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Adriana Abelhão, economista, jornalista, educadora e ativista ambiental, e Guilherme José Purvin de Figueiredo (foto), doutor em Direito pela USP e coordenador geral da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil.

(Foto: Ricardo Alexino Ferreira)

Durante a entrevista, eles falam sobre a questão ambiental e os interesses políticos e econômicos, apresentando um panorama do que vem acontecendo em diversas regiões do Brasil.  “É possível observar na atualidade problemas graves na ética ambiental, em perspectiva jurídica; também é preciso ampliar o conceito de questões ambientais e trazer para a temática as diversidades, os refugiados e tantas outras problemáticas sociais”, afirma Guilherme Purvin.

Para Adriana Abelhão, as questões ambientais passam também por conhecimentos antropológicos e educativos. “São gestos cotidianos, como, por exemplo, prestar atenção na linguagem; não dizer ‘índio’, mas povos originários, já representa o início de um respeito às culturas e ao entendimento ambiental”, afirma.

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

 

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e os direitos humanos, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da Reitoria da USP,  Ricardo Alexino Ferreira, com  operação de áudio de João Carlos Megale.

A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Reprodução autorizada por Ricardo Alexino.

Ouça a coluna anterior: Para Cilene Victor, desastres ambientais são resultado da iniquidade social 

Ricardo Alexino Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital