Hino contra a intolerância Diversidades

segunda-feira, 25 fevereiro 2019

Composta na década de 1930, Strange Fruit é uma canção antirracista que continua atual

Dentro da série de reprises que estamos realizando da coluna do professor Ricardo Alexino Ferreira, nessa edição publicamos um material produzido em março de 2017. Alexino fala da música Strange Fruit (Estranhos Frutos, em tradução literal), composta em 1937, eternizada na voz de Billie Holiday e considerada um hino contra a intolerância. De autoria do professor de inglês judeu Abel Meeropol, a letra trata do linchamento de dois negros nos Estados Unidos: Thomas Shipp e Abram Smith, presos em Indiana, em 1930, por acusação de roubo e estupro, ato posteriormente negado pela suposta vítima.

Billie Holiday conseguiu gravar Strange Fruit em 1939, em uma gravadora independente, e a música fez grande sucesso, tornando-se uma das mais executadas nos Estados Unidos e no restante do mundo.

Ouça a coluna:

A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Ouça a coluna anterior: Os educadores e as questões étnicas

Ricardo Alexino Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital