Novos tempos, novo mindset Empreendedorismo Inovador

quarta-feira, 4 setembro 2019

É preciso divergir e convergir nossas habilidades, pois os empregos não serão mais o foco, mas o trabalho em si

Há algum tempo atrás falei sobre desemprego em Acorde Neo… Saia da Matrix. Não há mais empregos!. Na semana anterior a este artigo, havia proposto uma solução em Bootcamp: aprendizagem intensiva, acelerada e verdadeira em campo .

Entretanto, só agora percebi uma coisa: a solução (bootcamp) não se encaixará ao problema (desemprego) se não houver um trabalho árduo por parte de mentores (incluo aqui centros de capacitação, orientação, mamãe & papai corporation etc.) para que se mude o mindset, próprio e dos pupilos. Mindset é uma forma chic, em inglês, de juntar inércia psicológica e pré-conceitos (no sentido de ideias pré-concebidas, predisposição) em uma palavra só. Isto poderia ser usado em nossa língua pátria como pensamento por analogia, o velho “Maria vai com as outras” ou “João vai com os outros”! Bom, vou manter “mindset” para não parecer retrógrado.

Neste artigo, apresentarei minha visão daquilo que acho que deveríamos abandonar na Escola 1.0, aquela centrada no professor, passar pela Escola 2.0, que é dirigida ao aluno, e ir direto à Escola 3.0, totalmente centrada no mundo!

E o grau de prioridade que atribuo a estes conceitos é máximo: “mude ou morra!”, falando do ponto de vista empreendedor, é claro.

O mindset trivial – Linear 

Vejamos esses axiomas em ordem temporal crescente:  

#1. “Menino: estude para ser dotô!”. 

#2. “Homi, estude para passar naquele concurso!”.

#3. “Acho que naquela empresa tem emprego…”.

#4. “Estou desempregado há seis meses…”.

Já ouviram isso? Observem que estes quatro itens são focados em um único ponto: uma vaga pré-existente! Seja em uma faculdade (#1), em uma estatal (#2), em uma empresa (#3) ou uma ex-vaga (#4). Nesse último caso, por corte de RH (vão dizer que foi realinhamento estratégico devido do Mercado), por substituição (alguém mais competente, atualizado ou de menor custo) ou por ela, a famigerada IA.

Você poderá culpar qualquer elemento externo a você mesmo, mas não foi por falta de aviso: até quando você vai continuar mentindo pra você, adquirindo unicamente os mesmos conhecimentos e habilidades dos outros – as conhecidas hard skills – para, com isso, disputar as mesmas e exíguas vagas?

Viu? Isso é o que eu chamo de Mindset Trivial. Foco único, meta única, pensamento único. Tem um ditado que diz: “Quem tem ideia fixa é doido”! Resultado: frustração e desemprego. 

O inevitável, e previsível, fim linear!

Esse tempo já foi, pessoal. Vamos à outra forma!

O Mindset Design Thinking – Pulsátil, não-linear

Observando este movimento trivial no qual já se sabe onde se vai chegar, a galera da IDEO, empresa de impacto no tocante a design no mundo, além de várias coisas, criou e consolidou o método do Design Thinking, “abordagem prática-criativa que visa a resolução de problemáticas em diversas áreas empresariais, principalmente no desenvolvimento de produtos e serviços, agindo com base na coletividade colaborativa do desenvolvimento dos projetos”. E o mais fantástico disso tudo: é uma abordagem que permite olhar para a “ponta” antes de se aventurar. Você foca na entrega e “vem de revestrés”!

As etapas são assim descritas: descoberta, momento em que seu cérebro deve criar sem barreiras, portanto divergir. Depois vem a seleção das coisas, ou definição, quando você deverá abandonar aquilo que realmente não faz sentido, num movimento de convergência. Feito isso, vamos desenvolver as ideias filtradas, etapa em que você vai utilizar várias ferramentas ou protótipos para experimentar e definir as melhores e, por fim, a entrega, quando você converge para o resultado inicialmente definido. Vou chamar essa disposição de pensar de forma pulsátil de soft skills.

Double Diamond ou 2D: pulsátil!

Por que eu falei na estratégia 2D, ou Double Diamond, e o que isto tem a ver com o mindset, emprego, mudanças etc? É porque esta proposta foi a que transformou a IDEO na maior empresa de novos conceitos no mundo, algo a se aprender então. Vamos relacionar o 2D com o mindset necessário aos novos tempos.

O mundo como cliente

No limite, eu acredito que o mundo será um lugar justo quando as palavras “Sociedade” e “Mercado” forem utilizadas como sinônimos. É o máximo de inclusão que atingiremos. Ou seja: todos com acesso a tudo.

Para se chegar próximo a esta utopia, não se pode agir linearmente. Temos que atuar de forma pulsátil, mirando na entrega, partindo do fim. Os cursos de formação devem manter o fundamental e acrescentar habilidades que “colem” às pessoas à realidade.

Sendo assim, qual deveria ser o foco então, GBB-San? A resposta é simples. Inspirado no 2D, não podemos pensar “para qual vaga eu deveria me submeter” mas sim, “qual problema eu deveria resolver”, tendo o mundo como cliente.

Os empregos não seriam mais o foco, mas o trabalho em si. E pela quantidade de bronca que temos para resolver, todos estaríamos ocupados, úteis.

O Novo Mindset: Centrado no Mundo

Finalizando…

Quem começar a ver o mundo a partir da lente 2D, o Double Diamond, começará a aumentar suas chances de sucesso. Divirja e convirja sobre suas habilidades. Será que se eu falar em inglês o pessoal leva a sério? Então lá vai o nome para uma nova metodologia: change or die!

Referência:

IDEO

A coluna Empreendedorismo Inovador é atualizada às quartas-feiras. Gostou da coluna? Do assunto? Quer sugerir algum tema? Queremos saber sua opinião. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br). Use a hashtag #EmpreendedorismoInovador.

Leia a edição anterior: TI é o novo Esperanto

Gláucio Brandão é gerente executivo da inPACTA, incubadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gláucio Brandão

5 respostas para “Novos tempos, novo mindset”

  1. Alvaro de Oliveira disse:

    Excelente conteúdo,parabéns.👏👏👏Para o futuro sugiro o tema Living Labs e desde já me voluntario para dar uma ajuda

  2. a solução (bootcamp) não se encaixará ao problema (desemprego) se não houver um trabalho árduo por parte de mentores (incluo aqui centros de capacitação, orientação, mamãe & papai corporation etc.) para que se mude o mindset, próprio e dos pupilos. Mindset é uma forma chic, em inglês, de juntar inércia psicológica e pré-conceitos (no sentido de ideias pré-concebidas, predisposição) em uma palavra só. Isto poderia ser usado em nossa língua pátria como pensamento por analogia, Neste contextos de velho suceos de bootcamp , start up tudo sao voltado para rapido solucao , nao deve funciona bem para inovacao e empreendorsimo em tudo vezes , pode ser ate as vezes
    Em vez pensamento mind set , as engeineios sabem usam ciencias , cvalidacao de conhecimento para desenvolver technologia com mais certeza , mais impactos , menos ricos possivel ,
    Assism uma visao integradodos de metodo , na administracao gestao PDCA
    [05/09/2019 10:56 AM] Pagandai V Pannirselvam: O que é o ciclo PDCA?
    O ciclo PDCA é um método de gestão qualidade usado por empresas de todos os segmentos. A sigla é baseada nas quatro etapas básicas que compõem a estratégia:

    planejar (plan);
    executar (do);
    checar (check);
    agir (act).
    o cyclo de vida de um boa gestao
    4D pode funciona bem o problem tecnicas , tecnologia
    descover definir ,develop , deliver
    these 4d are indeed mind set of system engineering
    sytem engineering , necessita mind set system thinking , pensamento minsset

    No mundo real mudanca de sistemas , desenhar systemas complexa , precisa pensamento stemicos e tambem sistema dinamicas usando modeos, ghabilidade pensamement matematicis de bucar siolucao . Na ambos modelos pdca de gesytao , 4D , p gargalho esta na etapa system insight para deifinir , para agir assim system dynamics , modelagens , simulacao cenarrios temos ferramentos app tools tudo expensivos stella comercial 20 000 us dlar , pois system definacao , system insights , ao passos antes outros , o projeto nao deve andar .
    Neste contexto temos nosso trabalho desencvolvidos usando web app open source na compo de tanto 4d mindset , como tambem pdca sao web app insight maker system dynamic web app desenvolvido por aluno graducao,
    Insight Maker | Free Simulation and Modeling in your Browser

    https://insightmaker.com
    Traduzir esta página via google translat
    Insight Maker lets you express your thoughts using rich pictures and causal loop diagrams. It then lets you turn these diagrams into powerful simulation models.

    o trabalho desenvolvid pelo aluno de gestao tecnologica e economica da ufrn , usa metodo rapido de ter insight via mind map de sistema para etender , ter insight sobre no so problemas ou solucao , mas sobre problems , solucaoes , impactos consequencias , assim via modelagem simulacao cenarios
    veja aqui o trablho em grupo on line de nosso alunos sobre Simulacao Economica Gestao Tecnologia Limpa
    Visual calculatores os small scale productions , cost profit caculations , simple model , simulations based dynamis system models

    Estudo de sistema integrad de atividade computacional calculadoras , tecnologia de producao limpas biocombustivel e alimentos visando bioeconomia cirular usando biomassa e energia alernativas .
    https://insightmaker.com/group/78229/Simulacao-Economica-Gestao-Tecnologia-Limpa
    e
    https://insightmaker.com/user/74563/insights

  3. CADJA ARAUJO PORTUGAL disse:

    Adorei o nome da metodologia..kkkkk. SErá que em gringo se consegue mais “respeito” ?
    Parabéns professor! Estilo de escrita divertido e acessível! Além de temas pertinentes…

  4. Edilson Melo disse:

    É muito bom poder ter pesquisadores como o prof. Gláucio, com um olhar para o futuro, a inovação e a realidade. Seus artigos é uma seta apontando para o nomo mundo que ja chegou e não estamos preparados para ele ainda.

  5. Amigo Gláucio,
    Simplesmente brilhante, mais uma vez!
    Você pôs o dedo bem no centro da problemática. Esse é o caminho das pedras para os profissionais contemporâneos, pelo menos enquanto não houver uma mudança radical nas tendências atuais. Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital