Qwater: um aplicativo para avaliar a qualidade de irrigação O Mundo que queremos

sexta-feira, 12 fevereiro 2021
A irrigação aumenta a produtivida princiapalmente quando não há restrição de uso de água salina.

A ferramenta pode ajudar na tomada de decisões sobre as práticas de manejo das águas salinas contribuindo com a sustentabilidade da agricultura irrigada

A irrigação é uma técnica milenar que, nos últimos anos, desempenha um papel fundamental no intuito de aumentar a produtividade das culturas, constituindo-se em uma política de desenvolvimento regional, especialmente em zonas climáticas áridas e semiáridas devido à distribuição irregular das precipitações pluviais. Nesses ambientes climáticos, devido à escassez de água doce superficial, muitos agricultores têm utilizado águas salinas e salobras para irrigação das culturas.

O uso dessa água, com alta concentração de sais, pode reduzir a disponibilidade hídrica na zona radicular e dificultar a absorção de água pelas plantas, causar toxicidade iônica e/ou desequilíbrio nutricional e, ainda, destruir a estrutura dos solos. Por esta razão, a análise e a interpretação da qualidade da água permite conhecer os riscos potenciais de salinização e estabelecer técnica de manejo cultural e estratégias de água salobra para evitar a ocorrência de acúmulo de sais na zona radicular.

Para auxiliar o manejo da água de irrigação, especialmente quando se utiliza águas salinas e salobras, pesquisadores e estudantes de iniciação científica da Universidade Rural do Semi-Árido (UFERSA) construíram um aplicativo para dispositivos móveis (smartphones) capaz de avaliar a qualidade da água para fins de irrigação, estimar os riscos potenciais do uso de água com alta salinidade e, ainda, indicar estratégias de manejo de água salobra capaz de evitar o acúmulo de sais na zona radícula e os consequentes efeitos deletérios do stress salino sobre as plantas e o solo.

O aplicativo foi desenvolvido no sistema operacional Android em linguagem Dart, utilizando o framework Flutter e, este foi lançado na Google Play em versões alpha e beta, podendo ser encontrado com a denominação Qwater. Uma vez disponível, foi possível robustecer o Qwater a partir dos feedbacks dos usuários e, além disso, realizou-se um trabalho de divulgação do aplicativo entre os diversos usuários (agricultores, agente de Assistência Técnica e Extensão Rural, produtores e irrigantes) por meios de divulgação em eventos científicos e acadêmico e, redes sociais.

O Qwater oferece aos profissionais da área de irrigação uma ferramenta para à tomada de decisões sobre as práticas de manejo das águas salinas contribuindo com a sustentabilidade da agricultura irrigada, especialmente quando se utiliza água de qualidade inferior. O aplicativo pode ser acessado de qualquer local, inclusive em comunidades rurais difusas, podendo ser utilizado sem o uso da internet.

Não existe outros aplicativo com esse propósito no mercado e, frequentemente os produtores têm negligenciado os problemas causados pelo manejo inadequado do uso de águas salinas na irrigação, sendo uma ameaça global à segurança alimentar e a sustentabilidade da agricultura irrigada.

O aplicativo é de interesse aos profissionais de universidades públicas e privadas, especialmente relacionadas com cursos das ciências agrárias e engenharias, institutos de pesquisas agropecuárias nacionais e internacionais, órgãos governamentais e não governamentais. Além disso, agentes de assistência técnica e extensão rural e, produtores rurais de perímetros irrigados etc.

A coluna O mundo que queremos é atualizada quinzenalmente às quintas-feiras. Leia, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #omundoquequeremos. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Leia o texto anterior: Desafio #uso racional da água

Nildo da Silva Dias é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nildo da Silva Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital