Professor da UFCG ganha mais um

segunda-feira, 27 março 2017

Rohit Gheyi será agraciado com o prêmio treinador ICPC 2017 por levar cinco equipes para finais mundiais

O professor Rohit Gheyi, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), receberá o prêmio de treinador ICPC 2017 por levar cinco equipes para finais da ACM International Collegiate Programming Contest (ACM ICPC), competição anual de programação entre universidades de todo o mundo.

Gheyi é o quarto treinador brasileiro a ser agraciado com essa premiação. Anteriormente, só treinadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 2012; da Universidade de São Paulo (USP), em 2015; e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2016. Para ele, esse é mais um indicador da qualidade dos cursos no Nordeste. “Em 2017, quatro (Universidades Federais da Bahia (UFBA), Campina Grande (UFCG), Pernambuco (UFPE) e Rio Grande do Norte(UFRN)) dos seis times (Unicamp e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), que representarão o Brasil na fase mundial da competição da ACM ICPC, são do nordeste”, revela orgulhoso.

Quanto a premiação, que será realizada no dia 22 de maio na cerimônia de abertura da final mundial da competição, que acontecerá em Rapid City, nos Estados Unidos, o professor é só felicidade. “Eu fiquei muito feliz. O trabalho em equipe (dedicação dos alunos e voluntários, da administração da Unidade Acadêmica de Ciência da Computação, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática e da UFCG, funcionários, professores, colaboradores) tem sido muito importante para essas conquistas”, ressalta.

Rotina de vitórias

O treinador participou das finais da ACM ICPC levando times da UFCG nos anos de 2012 na Polônia; em 2014 na Rússia, em 2015 em Marrocos; em 2016 na Tailândia; e agora em 2017, nos Estados Unidos.

Para manter essa “rotina” de vitórias e prêmios para o curso de Ciência da Computação da UFCG ele dá os créditos ao trabalho em equipe e aos projetos organizados pela universidade. “O trabalho em equipe tem sido muito importante. O projeto olímpico da UFCG organiza duas atividades principais: Olimpíada Paraibana de Informática e cursos de capacitação. A Olimpíada Paraibana de Informática possui seis categorias para alunos do 1º ano do ensino fundamental até o 1º ano do mestrado. Este ano estamos organizando a 10ª edição dessa Olimpíada. Além disso, organizamos cursos de capacitação para alunos do ensino fundamental ao superior em algumas cidades da Paraíba”, explica Gheyi.

Outras conquistas do professor Gheyi como orientador de alunos já foram noticiadas no Nossa Ciência. Leia as matérias Jovens talentos nordestinos e Instituições do nordeste despontam em Maratona de Programação  

A competição tem mais de 40 anos e é considerada uma das mais importante da área. Esse ano foram mais de 45.000 estudantes representando quase 3 mil universidades de 103 países, dos seis continentes.

Saiba mais:

ACM ICPC 

Olimpíada Paraibana de Informática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital