Universidades do nordeste investem em sustentabilidade(4) Especial

quinta-feira, 7 junho 2018
Placas fotovoltaicas no IFRN Unidade Rocas. (Foto: Divulgação IFRN).

Universidade Federal do Ceará cria Grupo de Trabalho sobre energia fotovoltaica para implantação de uma nova usina solar

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), Nossa Ciência mostra algumas iniciativas de instituições nordestinas para tornar eficiente a utilização da energia elétrica, reduzir ainda mais o consumo ou desperdício de água e promover o desenvolvimento sustentável na Universidade e na sociedade, na perspectiva de um ambiente saudável e ecologicamente equilibrado. Os projetos fazem parte de uma série especial apresentada ao longo dessa semana. Acompanhe.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) criou um Grupo de Trabalho sobre Energia Fotovoltaica da instituição UFC com o objetivo de elaborar pareceres técnicos para a implantação de uma nova usina solar fotovoltaica na Fazenda Experimental Vale do Curu, no município de Pentecoste (CE). Conheça o projeto.

Grupo de Trabalho tratará da instalação de usina solar fotovoltaica da UFC

Em maio, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Henry de Holanda Campos, presidiu a reunião de instalação do Grupo de Trabalho sobre Energia Fotovoltaica da UFC. Um dos objetivos do grupo recém-formado é elaborar pareceres técnicos para a implantação de uma nova usina solar fotovoltaica na Fazenda Experimental Vale do Curu, no município de Pentecoste (CE).

No encontro, estiveram presentes membros da administração superior, diretores de unidades acadêmicas, docentes e pesquisadores de áreas das engenharias e de geração de energias renováveis.

A fazenda, administrada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), receberá um parque fotovoltaico com capacidade de produzir anualmente 23 megawatts de energia elétrica por meio de placas solares. Estudos iniciais apontam potencial de geração de 92 watts por metro quadrado de energia conforme o terreno da propriedade, o dobro da média verificada em plantas solares na região Nordeste.

O projeto, interdisciplinar e pioneiro no fomento a fontes de energia limpa no semiárido, reúne também pesquisadores do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciências (CC).

Na reunião, ao lado do reitor Henry Campos, pesquisadores de áreas das engenharias e de geração de energias renováveis (Foto: Ribamar Neto/UFC).

Ensino, pesquisa e extensão

A iniciativa abrirá diversas possibilidades para as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFC, além de novos acordos de cooperação internacional com universidades e centros de pesquisa no exterior.

A energia gerada pelo parque fotovoltaico da Fazenda Vale do Curu será direcionada à rede elétrica convencional e terá mecanismos de compensação, o que deverá reduzir os custos da Universidade com energia elétrica e poderá atrair investimentos em ciência e tecnologia. “Esse será um projeto grande, à altura do que a Universidade merece”, resumiu o reitor Henry Campos.

Participaram da reunião a Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, diretora do Centro de Ciências Agrárias e presidente do GT de Energia Fotovoltaica da UFC; o Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração; o Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração; o Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica; o Prof. Ênio Pontes de Deus, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais; o Prof. Thales Viana, do Departamento de Engenharia Agrícola; o Prof. Rafael Zambelli, do Departamento de Engenharia de Alimentos; e o advogado e consultor jurídico Carlos Marques.

Leia outras matérias dessa série:

UFRN aprova política ambiental

Miniusina solar fotovoltaica da UFAL

Projeto de Reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água da UFCG

UFPB desenvolve sensor inteligente para reduzir consumo de energia elétrica

Fonte: Ascom da UFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital