(Foto: Ascom_ISD / Cedida)

Residência Multiprofissional do ISD abre vagas para profissionais de Educação Física

Profissionais de Educação Física poderão ingressar, a partir de 2026, na Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD), do Instituto Santos Dumont (ISD). A ampliação foi oficializada nesta sexta-feira (9), com a publicação do edital do processo seletivo para preenchimento de duas vagas recém-autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O documento está disponível na página do ISD (www.isd.org.br), na aba “Ensino > Residência Multiprofissional”.

Podem se candidatar profissionais graduados em Educação Física, na modalidade bacharelado, em curso reconhecido ou autorizado pelo MEC. Os interessados podem se inscrever até 21 de janeiro. O programa oferece bolsa-trabalho de R$ 4.106,09, com carga horária exclusiva de 60 horas semanais.

De forma extraordinária, o processo seletivo contará com duas etapas: prova teórica, prevista para 1º de fevereiro, e análise curricular. O cronograma do edital informa que o resultado final deve ser publicado em 13 de fevereiro.

Os aprovados integrarão a 9ª turma da RESPCD, cuja seleção para as vagas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional foi concluída em dezembro. O início das atividades está previsto para março de 2026.

A entrada de profissionais de Educação Física reforça o caráter interdisciplinar da residência, pioneira no país ao formar especialistas para o cuidado integral de pessoas com deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Para esses profissionais, a formação também será uma oportunidade de vivenciar, na prática, como o paradesporto pode ser incorporado ao processo de reabilitação em um Centro Especializado em Reabilitação (CER), promovendo autonomia, participação social e avanços clínicos dos usuários.

Novas vagas para fisioterapeutas

Além das vagas inéditas para os profissionais de Educação Física, o Ministério da Educação também autorizou a abertura de novas vagas destinadas para os profissionais de Fisioterapia. Serão duas novas oportunidades, com bolsa-trabalho, a partir de 2026. 

Com isso, o total de residentes de Fisioterapia aprovados no último processo seletivo vai passar de dois para quatro. Os novos residentes serão convocados a partir da lista de espera do último processo seletivo, seguindo a ordem de classificação.

Sobre a Residência Multiprofissional do ISD

Desde 2018 o ISD oferece a RESPCD. O programa tem como principais campos de prática o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), cujas atividades também se estendem ao Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

O ISD é referência em saúde materno-infantil, na atenção à pessoa com deficiência e nos campos da neurociência e da neuroengenharia. Seu atendimento é 100% oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e abrange condições como Parkinson, Transtorno do Espectro Autista (TEA), lesão medular, microcefalia, deficiência auditiva, deficiência visual, prematuridade e bexiga neurogênica, entre outras.