Desenhos Auxiliados por Computador O Mundo que queremos

sexta-feira, 14 maio 2021
Eleve Arquitetura - Arquitetas Elisa Herbster e Camila Gomes.

Os projetos auxiliados por computador são ambientalmente mais sustentáveis com menor custo de produção na elaboração de desenhos de alta resolução e precisão

Embora os sistemas computacionais tenham evoluído para desenhos em alta resolução e precisão, o seu limite é restrito à imaginação do usuário e, para utilizá-lo não precisa ter habilidade na arte de desenhar.

AutoCAD na prática: primeiros passos é o tema de um livro publicado pela Editora Livraria da Física (SP) da autoria dos docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rogério Taygra Vasconcelos, Nildo da Silva Dias, Rafael O. Fernandes e Osvaldo Nogueira de Sousa Neto. O livro será lançado em junho de 2021 com transmitido ao vivo pelo canal ODS Agenda 2030.

A sigla CAD significa Desenho Auxiliado ou Assistido por Computador, isto é, todos esses programas computacionais que trabalham com criação e edição de desenho são denominados de software CAD. O AutoCAD foi criado em 1982 e, basicamente, é um software que trabalha com superfície 2 e 3D e, este software é muito utilizado na indústria nas áreas de Engenharia mecânica, arquitetura, construção civil, Engenharia, geográfica e em vários outros ramos da indústria e da ciência.

Detalhe da capa do livro AutoCAD na prática: primeiros passos.

Atualmente, o AutoCAD é um dos programas mais usados para a elaboração de projetos e desenho técnico, embora os sistemas CAD tenham evoluído e progredido para desenhos em alta resolução e precisão, o seu limite restrito a imaginação do usuário e para utilizá-lo não precisa ter habilidade na arte de desenhar e representar graficamente os objetos, pois esta ferramenta existe para facilitar a produção dos desenhos, organizar e gerenciar a execução dos seus projetos e, eliminar erros de precisão na elaboração dos mesmos.

O livro “AutoCAD na prática: primeiros passos” se propõe a ensinar e a auxiliar de forma direta o uso do mais popular software de desenho técnico. Nesse volume, o leitor irá aprender a obter a licença do software e cadastro na Autodesk, conhecer a interfaces de trabalho, utilizar as ferramentas de seleção e modificação, bem como as ferramentas auxiliares e o uso de camadas no desenho. Em todos os capítulos são fornecidos uma série de exercícios resolvidos e propostos a fim de facilitar a aplicação dos assuntos abordados. O livro sugere metodologias rápidas e práticas para elaboração e edição do desenho em AutoCAD, sendo indicado tanto para estudantes quanto para profissionais ou interessados na área de representação gráfica de desenhos técnicos.

Uma das vantagens dos projetos auxiliados por computador é a economia com papel, canetas e tintas nanquim e redução dos custos com equipamentos de desenhos como mesas de projetos construídos de madeira, papel de desenho, réguas acrílicos. Deste modo, pode-se inferir que os sistemas CAD são ambientalmente mais sustentáveis com menor custo de produção e elaboração dos desenhos.

Viver em um mundo de constantes inovações tecnológicas e de conhecimento atomizado impõem em “saber aprender”, sendo exatamente o que os professores e os livros devem ensinar.

O livro está disponível na versão impressa – venda no site da editora – e, ainda, no formato digital – no link:

https://issuu.com/lfeditorial/docs/autocad_na_pratica_isuu.

A coluna O mundo que queremos é atualizada quinzenalmente às quintas-feiras. Leia, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #omundoquequeremos. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Leia o texto anterior: Sistema de produção integrado e sustentável

Nildo da Silva Dias é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nildo da Silva Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital